Se algum dia você sonha em dirigir um Bugatti dos anos ´20, talvez o modelo Type 44 seja o mais acessível para a realização disso, visto que ele foi o mais numeroso de todos os Bugattis já fabricados. Montado sobre o chassi do Type 38, ele ficou em produção entre 1927 e 1930 e surgiu como o primeiro carro de passeio médio-compacto da marca francesa.
Pode-se até dizer que o Type 44 popularizou a charmosa empresa sempre lembrada pelo altíssimo padrão de qualidade dos seus carros e também pelos feitos honrosos nas pistas de corrida.
Características >> Com rodas raiadas cobertas por uma calota prateada de aço sem detalhes estilísticos chamativos, o Bugatti Type 44 agradou muito por dois detalhes: um silencioso motor V8 e um rodar extremamente macio, duas características bem evidentes da marca que sempre primou pela ausência de vibração nos seus automóveis.
O motor V8 era praticamente o mesmo do Type 35, fabricado com uma fusão de dois blocos de 4 cilindros que doavam um deslocamento de quase 3 litros (2.991 cm³) e potência de apenas 80 cv, mas suficiente para carregar qualquer tipo de carroceria existente para esse carro. Muito bem feito (como todos os Bugattis), trazia detalhes construtivos clássicos e idênticos aos dos seus ´irmãos´, como feixe de molas semielípticas na traseira e freios acionados por cabo.
Carrocerias >> Como prática comum na época, o Type 44 não fugiu à regra e podia ser equipado com vários tipos de carrocerias, evidentemente, sempre escolhidas pelos novos proprietários. Os estilos variaram muito e ele foi vestido de todas as maneiras possíveis: cupê, conversível, cabriolet e até sedãs, todos criteriosamente montados pelas melhores empresas encarroçadoras do momento, como por exemplo, Graber, Gangloff, Weymann, Kellner, James Young e Gerber.
Vendas >> Bem sucedido na Europa e Estados Unidos, o Type 44 teve 1.100 unidades feitas e comercializadas nos três anos em que passou em linha. Esse número representa cerca de 1/8 de toda a produção da Bugatti desde a fundação em 1909 até a sua venda à Hispano-Suiza.
Bem sucedido >> Parece que toda montadora de veículos possui um modelo mais emblemático do que os outros, algum carro que passa, deixa uma marca indelével e, de alguma maneira, consegue se sobressair elevando o fabricante a novos patamares. Creio que esse foi o caso do Type 44, o primeiro carro médio “popular” de passeio da Bugatti.
Obviamente, para manter o bom padrão, a empresa não economizou na sua fabricação, muito menos o colocou num nível menor que os seus outros brilhantes bólidos de corrida, mas, no fundo, um veículo mais compacto, com custo de produção mais baixo e com maior apelo de vendas a públicos extras (não somente aos muito ricos), foi uma jogada esperta para ampliar a visibilidade da marca. O Type 44 em perfeito estado de coleção chega a valer hoje em dia mais de US$ 300 mil e sempre é ótima atração em exposições de clássicos mundo afora. (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)