buru-rodas

////

17_pcf170414

::::

INCÔMODO NECESSÁRIO – Se não há educação ao volante, tem que haver punição. (E das pesadas!) Qualquer palerma distraído que tenha o mínimo de bom senso, percebe que Maceió precisa – urgentemente – de muitos ´pardais´ para coibir o ânimo dos irresponsáveis que pensam que vias urbanas são pistas de corrida.

MAIOR EXEMPLO – Brasília(DF) já ostentou o primeiro (e desonroso) lugar no ranking das cidades com o trânsito mais violento do país. Após a adoção dos pardais (radares que limitam – na maioria dos casos – a velocidade a 60 km/h), a capital federal foi mudando o comportamento até chegar ao trânsito que menos mata por excesso de velocidade. Quem por lá dirigia com responsabilidade obedecendo as leis e seus limites, continuou do mesmo jeito agindo como cidadão de bem. E os bineurônicos violentos tiveram de baixar a bola, tirar o pé do acelerador, sob pena de perder a CNH lotada de pontos infringentes, além de sofrer com multas.

SOU A FAVOR – Há quem diga que “pardais são indústrias de multas…”. Aí cabe ao Ministério Público avaliar denúncias, investigar e punir possíveis desordens. Sigo acreditando no velho dito popular que destaca que “trem que anda devagar na linha, não perde a carga”. Conheço pessoas que não levam uma multa há quase uma década. Me incluo nessa lista. Odeio quebra-molas, pois são perigosos e responsáveis, também, pelo aumento da poluição e consumo de combustível. Pardais eletrônicos são o melhor auxiliar contra energúmenos bípedes que, pra azar dos inocentes, aprenderam a dirigir um automóvel.

EU VI – O que me motivou a escrever as três notinhas acima foi a estúpida atitude de dois motoristas que vi – em altíssima velocidade – na orla da Pajuçara ao meio dia de ontem, quarta-feira (16/4). Um guiava um Chevrolet Ônix preto a (não menos que) 140 km/h no sentido Alagoinhas-Centro. O outro, uma besta-fera a bordo de um luxuoso Audi Q3 branco, pretendia, creio, verificar se o seu carro decolaria ou não. Este último acelerou sem piedade (cortando carros pela direita) ali nas imediações do Hotel Enseada, sentido Centro-Alagoinhas.

TUDO ISSO… – Parece uma bobagem, desperdício de tempo, tinta, papel e informações para os leitores do nosso suplemento, mas há coisas que irritam nesse país do fingimento, onde tudo é evidente, mas ninguém sabe, ninguém viu e assuntos corriqueiros e que envolvem a ´sociedade civil´, são deixados pra lá. É aquela coisa: se o atropelamento promovido por algum idiota bêbado (ou lúcido) ao volante não foi com ninguém da minha família…, tudo bem. Que se dane esse país louco, que eu não estou nem aí… É ou não é a época do superegoísmo?

DUAS RODAS – Dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), mostram um primeiro trimestre melhor do que em 2013. As vendas no varejo alcançaram 365.306 unidades, 3,7% superior ao volume obtido no mesmo período do ano passado. Já a produção passou de 383.199 unidades para 408.665, aumento de 6,6%.

NADA A VER… – Esse péssimo costume de fechar rodovias para protestar. A falta de educação e bom senso já virou mania nos quatro cantos desse país onde a obediência às leis fica sempre em segundo plano. E em Alagoas a rotina disso é mais intensa. Nosso direito constitucional “de ir e vir”, está cada vez mais desrespeitado. Estão rasgando a Constituição.

SOBE – As vendas do Grupo Chrysler fora da América do Norte em março totalizaram 25.318 unidades, uma alta de 16% sobre o mesmo mês de 2013. Trata-se do melhor resultado mensal na história da companhia norte-americana. O salto nas vendas do mês passado aconteceu, principalmente, por causa do aumento de 54% de consumo na China.

MAIS UMA – A Ford está ampliando a sua rede de distribuidores na região Nordeste. Inaugurou na semana passada a filial da Cimavel, em Aracaju (SE). A nova loja é a 65ª revenda Ford na região. Em todo o Brasil, a rede soma 420 concessionários.

OUTRA – Citroën segue no mesmo pique. O Grupo Colaneri investiu R$ 5 milhões para abrir a “Cannes”, moderna concessionária da marca francesa na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ).