::::
FUTURO DO PRESENTE – Combustíveis líquidos tradicionais (gasolina, óleo diesel e etanol), apesar das largas reservas que ainda existem para serem exploradas, pouco a pouco começam a sofrer com a concorrência de novas fontes alternativas, dentre elas, o hidrogênio. As cidades japonesas de Nagoya e Toyota acabaram de inaugurar os seus dois primeiros postos de hidrogênio que servirão para o abastecimento de veículos elétricos movidos à célula de combustível.
PARCERIA – O projeto foi todo desenvolvido pela Toyotsu Air Liquide Hydrogen Energy, que é uma joint venture entre a Toyota Tsusho (Grupo Toyota) e a Air Liquide. Esses postos especiais permitem o abastecimento completo de um veículo de tamanho médio em menos de cinco minutos.
É ´PODIUM´ MESMO? – Alguns leitores dividiram comigo a mesma dúvida. Estão questionando a nova cor (mais escura) que a gasolina do tipo “Podium” está apresentando. A gasolina Podium (que sempre foi bem clarinha) é um combustível especial e mais caro, produzido diretamente pela Petrobras e diferenciado por envelhecer mais lentamente no tanque. Distribuída apenas nos postos BR, ela, de fato, dura bem mais que as outras e é mais adequada, por exemplo, para o uso em veículos antigos que, geralmente, rodam pouco ou em embarcações que não são utilizadas com muita frequência. Nesse instante, está sendo vendida em coloração mais escura. Pedi informações à Petrobras, mas ainda não obtive resposta. Na semana que vem, sanaremos a dúvida.
PÉS DESCALÇOS – Realmente não dá pra acreditar num código de trânsito que prevê multa para quem guia uma motocicleta com ´sandálias de dedo sem arreatas no calcanhar´, mas nada reclama de quem dirige com os pés descalços. Exemplo comum no Brasil: um ´motoboy´ resolve ir à praia pilotando descalço a sua moto no final de semana. Somente usando o traje de banho, ele cai e tem um ferimento grave num dos pés que, por estar sem equipamento adequado, tem de ser amputado. O jovem de vinte e poucos anos, amparado pela lei, não pode mais exercer o seu ofício e é aposentado por invalidez tornando-se mais uma despesa extra para o já deficitário INSS, gasto esse que poderia ter sido evitado se houvesse uma lei preventiva.
VENDAS – O Fiat Palio, que encerrou o ano de 2014 como o carro mais vendido do Brasil, já se garantiu novamente na liderança em janeiro de 2015. Veja a seguir o ranking da Fenabrave dos mais comercializados no primeiro mês do ano. 1º) Fiat Palio (14.432 unidades); 2º) Chevrolet Onix (13.462); 3º) VW Fox + CrossFox (versão SW) 9.123; 4º) Hyundai HB20 (8.962); 5º) Fiat Uno (8.588); 6º) Ford Ka (8.229); 7º) VW Gol (7.866); 8º) Chevrolet Prisma (7.772); 9º) Fiat Siena (7.194); 10º) VW Up! (6.780); 11º) Renault Sandero (6.224); 12º) Honda Fit (5.062); 13º) Ford Fiesta (4.943); 14º) Chevrolet Celta (4.854); 15º) VW Voyage (4.739).
NO AR – O Brasil, pouco a pouco, vai perdendo o requinte em coisas que já foram mais agradáveis. Antigamente tínhamos a charmosa Varig (que já foi considerada a companhia aérea com o melhor serviço de bordo do mundo). Serviam até lagosta com vinho francês! Hoje, em concorrência acirrada, as que sobraram por aqui destacam-se pela falta de estilo e usura a bordo. Que mal faria cobrar uns R$ 50 a mais no bilhete e oferecer algo decente como refeição?
