::::
SOBRANDO – Há tantos carros nos estoques de fabricantes e distribuidores, que a indústria automobilística do Brasil nesse instante poderia parar por exatos 46 dias, que não haveria prejuízo aos consumidores. Não faltariam automóveis nas lojas.
FÉRIAS COLETIVAS – A Volkswagen, por exemplo, vai parar as atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) entre os dias 4 e 14 de maio. Lá, a empresa produz o Gol, o Voyage e monta o Jetta. Essa parada da multinacional alemã deixará 13 mil funcionários de férias coletivas.
OUTRAS – Mercedes-Benz e Volvo seguem o mesmo esquema de contenção de custos e estrangulação na produção. Na fábrica de caminhões e ônibus (também em São Bernardo do Campo), 10,5 mil funcionários tiraram folga de dois dias nessa semana. E a sueca Volvo colocará 1,5 mil trabalhadores do setor de caminhões de férias coletivas entre 20 de abril e 4 de maio.
RUA – Agora em 2015 já foram demitidos cerca de 3,6 mil trabalhadores do setor automotivo. E quando contabilizado o período de março de 2014 até março de 2015, o número de postos de trabalho fechados chega quase a 15 mil. Mau sinal.
POSIÇÃO – O Brasil continua em quarto lugar em vendas globais, ficando atrás somente da China, Estados Unidos e Japão, no entanto, esta suada quarta posição já está ameaçada pela Alemanha e também pela Índia, ambas crescendo bastante.
REALIDADE – Situação delicada para o nosso país, pois o setor automotivo é um gigante gerador de impostos e sim, faz diferença na nossa economia. O tempo passa e parece não haver um entendimento mais racional entre indústria, governo e distribuidores. A luta é grande e, ao contrário do que muita gente pensa, vida de dono de concessionária não é um arco-íris com um pote de ouro agregado. Muitos tributos a pagar e funcionários a manter. Fabricantes, sim, têm lucro polpudo no mercado brasileiro. O maior do mundo. E no final da estrutura, no ponto mais privilegiado, o Governo devora os bilhões de Reais em impostos figurando como o “sócio” mais privilegiado (e incompetente) da cadeia. Estamos em ´xeque-mate´ nessa questão…
