:::::
XÔ CRISE! – Para se desvencilhar da queda abissal de 26% do mercado nacional (2015 em relação à 2014), o setor automotivo mantém o foco em novas tecnologias e mais lançamentos para sair da crise. Grandes fabricantes instalados no Brasil, como FCA (Fiat Chrysler Automobiles), General Motors, Toyota, Ford e Renault mantêm a esperança em dias melhores e anunciam mais investimentos para movimentar o setor. Dentre as principais metas, estão o incremento de tecnologia nos novos modelos, mais lançamentos e também a ampliação da nacionalização, ou seja, produção local de materiais para baratear os custos de produção.
PAUSA – A Ford do Brasil vai suspender (temporariamente) o contrato de 1.800 trabalhadores da fábrica de Camaçari (BA). A partir do dia 14 de março, o grupo de funcionários vai ficar afastado por cinco meses. A causa é o fim do terceiro turno de trabalho na fábrica. A medida evitará, ao menos nesse instante, demissões na montadora norte-americana.
MUDANÇA – Volkswagen tira de circulação o confuso e nunca bem aceito (ou compreendido pelos consumidores brasileiros) slogan “Das Auto”, que significa “O automóvel”. Usará na assinatura de suas propagandas e ações variadas, pura e simplesmente a palavra “Volkswagen” (carro do povo).
CONFUSÃO – O código de trânsito brasileiro consegue ser mais confuso do que uma conversa entre um grego e um japonês, cada qual no seu idioma! Sabe-se, por exemplo, que dirigir falando ao celular é proibido. E que isso gera multa e pode causar morte. Mas… e quanto aos aplicativos de informação e entretenimento? As modernas telinhas computadorizadas agora “espelham” todo o conteúdo dos celulares, ou seja, o motorista dirige e, ao mesmo tempo, conversa, recebe – e envia mensagens –, ouve música pelos arquivos do telefone e utiliza sem parar os recursos extras disponíveis na tela sensível ao toque, inclusive TV em algumas delas. E aí? Esse aparato não tira a atenção do condutor com maior intensidade do que um simples celular?
MORTES – A Ford Motor Company fez uma pesquisa global e constatou que milhões de pessoas (principalmente entre os 18 e 24 anos), além de utilizarem os seus celulares ao volante, também fazem ´selfies´ enquanto dirigem! A marca norte-americana descobriu que o tempo médio entre tirar uma selfie e se acidentar gravemente (e até morrer!) é de apenas 14 segundos. Se ligue!
EXEMPLO – Voltando ao nosso “grande” código de trânsito que não pune, por exemplo, motoristas que dirigem motocicletas descalços (pode rir também) acho que o nosso país deveria se espelhar na simplicidade eficiente dos norte-americanos, que criaram – em 1787 – sua Constituição com apenas 7 artigos, praticamente inalterados até hoje. Por aqui, a ordem é complicar ao máximo…
