:::::
TREM NA LINHA – A Hyundai-Rotem Brasil, empresa do grupo Hyundai Motors, inaugurou ontem (30/3) em Araraquara (SP), a sua fábrica de trens e composições ferroviárias. Segundo a marca coreana, foram investidos R$ 100 milhões na instalação do complexo que tem capacidade para produzir até 200 trens (vagões e máquinas) por ano. O empreendimento construído numa área de 150.000 m², gerará 300 empregos diretos.
ECONOMIA – Peugeot do Brasil investiu R$ 200 milhões para a fabricação do seu motor PureTech 1.2 de 3 cilindros Flex no Brasil. A unidade (que já está sendo feita em Porto Real, RJ) equipará os novos modelos 208. A marca francesa faz questão de enfatizar que “hoje esse é o motor mais econômico e com menor nível de emissões veiculares do país”.
MAIS – Ainda sobre a Peugeot. Marca francesa apresentará esse novo motor na semana que vem em Fortaleza (CE). Fará test-drive para a imprensa especializada e também mostrará o arisco 208 GT, esportivo muito interessante equipado com o motor BMW THP.
OUTRO – Alemã Audi também mostrará na semana que vem o novo Audi A4. Apresentação técnica, test-drive e festa de lançamento ocorrerão na capital paulista. Marca não disse ainda a data que o modelo estará nas concessionárias.
E MAIS OUTRO! – Fiat já confirmou o lançamento do compacto Mobi (que atuará abaixo do Uno) para o dia 13 de abril. Modelo virá com motorização Fire 1.4 de 4 cilindros. Motor de 3 cilindros/12 válvulas e, possivelmente, turbocompressor, somente será exibido no Salão de São Paulo em outubro próximo.
NOVA FÁBRICA – Mercedes-Benz do Brasil não quer saber de crise. Para celebrar com brilho os seus 60 anos de atividade industrial no país, inaugurou a sua quarta fábrica por aqui. Escolheu Iracemápolis, pequena cidade com 22 mil habitantes e distante 65 quilômetros de Campinas (SP). Em área de 2,5 milhões de m², investiu R$ 500 milhões para fazer 90.000 m² de área coberta. Terá capacidade de produção de 20 mil unidades/ano, gerando 600 empregos diretos.
APLAUSOS – A melhor maneira de se erguer um país, segue no plano da industrialização inteligente, que aja em paralelo com a conservação da natureza e do angariamento dos benefícios sociais. O único jeito de se sedimentar um povo, além da educação e da cultura, é a possibilidade da conquista da dignidade por intermédio do trabalho honesto. Portanto, palmas para a Mercedes-Benz, que ainda acredita no Brasil e age para ganhar mercado. O resto é papinho furado.
