A Ford vai lançar, inicialmente nos Estados Unidos e Europa, a 3ª geração do compacto Fiesta ST. O modelo pertence ao time ´Ford Performance´ (carros especiais feitos na própria fábrica) e será o primeiro da linha Fiesta ST a ser alimentado por um motor 1.5 de 3 cilindros equipado com turbocompressor, assim como, será o primeiro com possibilidade de ter os modos de condução personalizados, permitindo alterações no motor, direção e controles de estabilidade.
Mais tecnologia >> O modelo terá, também, requintes tecnológicos interessantes e antes somente encontrados em carros mais caros, como por exemplo, uma válvula eletrônica de escapamento, que controla o ruído da saída dos gases para proporcionar uma experiência de condução mais satisfatória.
A tecnologia mais impressionante desse veículo, no entanto, é o sistema de desativação de cilindros. O esquema já era conhecido em propulsores com números pares de cilindros. Agora a Ford inova numa unidade com apenas três. A solução, como você sabe, serve para reduzir as emissões de CO2 e também para a diminuição de consumo de combustível.
Chegando >> A terceira geração do Fiesta ST estará à venda nos EUA e Europa somente no início de 2018 e será disponibilizado em carrocerias de três e cinco portas. Essa próxima geração terá a maior variedade de acabamentos interiores e opções de personalização que a Ford já ofereceu até hoje.
Eficiência >> A arquitetura desse novo motor oferece torque naturalmente alto em baixas rotações. O desempenho é impulsionado ainda mais por um novo turbocompressor que usa um design de turbina otimizado para aumentar a pressão de impulso mais rapidamente e minimizar o atraso para uma experiência de condução mais divertida.
A unidade tem injeção direta de combustível, que ajuda na capacidade de resposta junto com emissões de CO2 reduzidas. O pequeno propulsor 1.5 de apenas 3 cilindros (todo feito em alumínio) exibe números respeitáveis: 200 hp de potência máxima, torque de 29 kgf.m e aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,7 segundos!
Equipamentos >> Com o interior bem ergonômico, o Fiesta ST contará com bancos Recaro tipo concha e volante de fundo chato. Com diversas opções de personalização, a Ford disponibilizará mimos extras de decoração, como a guarnição para a alavanca de câmbio, volante especial, puxadores de porta, adesivos e cores.
O modelo sairá com rodas exclusivas de liga leve e aro de 18 polegadas. Ele também virá com sistema de entretenimento e comunicação SYNC, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. (Fotos: divulgação)