O segmento de utilitários esportivos, os famosos ´SUVs´ (do inglês, Sport Utility Vehicle) é o que mais cresce no mundo atualmente. As vendas desse tipo praticamente quadruplicaram de 2015 pra cá. E os mais bem sucedidos deste nicho são os SUVs integrantes da ´Classe B´, caso do novíssimo Seat Arona, carro da subsidiária espanhola da Volkswagen, recentemente lançado na Europa.
O modelo compacto terá o Peugeot 2008, Citroën C3 Aircross e o Renault Captur como os seus maiores concorrentes.
Versatilidade >> O Arona é mais um carro do Grupo VW a ser montado sobre a plataforma MQB-A0, a mesma que já equipa diversos veículos da marca alemã, dentre eles os famosos Golf e Polo de última geração. O novo Seat caracteriza-se pela posição elevada de dirigir e versatilidade. Oferece bancos modulares e porta-malas com capacidade para 400 litros.
A marca espanhola pretende fisgar jovens clientes que possam utilizar o carro na cidade durante a semana, mas que queiram estender esse uso em aventuras leves nos finais de semana.
Pacote >> Bem completo, o Arona já vem com todos os itens de assistência à segurança mais exigidos pelos mercados de primeiro mundo, como piloto automático adaptativo, freio autônomo de emergência, detector de fadiga, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, entrada sem chave e sistema de partida por botão, câmera de ré e excepcional pacote de airbags.
Ele mede 4,13 m de comprimento, cerca de 8 cm a mais do que o novo Ibiza. Uma das vantagens desse carro é a sua boa altura em relação ao solo.
Cores >> Para agradar à demanda sedenta por exclusividade, a Seat oferece largo portfólio de pintura e cores de acabamento interno. É possível escolher o teto com uma tonalidade diferente do restante da carroceria. A parte de cima (juntamente com as colunas A e B) podem vir em cinza, preto, laranja ou na mesma cor do ´corpo´. No total são 68 combinações possíveis.
Motores >> Ponto forte da nova linha Arona 2018 é a oferta de propulsores, basicamente os mesmos da consagrada Família TSi da Volkswagen. Todos eles têm injeção direta de gasolina e turbocompressor, além de opções de câmbios manual ou automático. São eles: 3 cilindros 1.0 com 95 ou 115 hp; 4 cilindros/150 hp; 1.6 TDi (diesel de 4 cilindros com 95 ou 115 hp); além de uma unidade 1.6 MPi de 4 cilindros e 110 hp de potência.
A partir de 2018, a marca espanhola Seat promete lançar um veículo novo a cada seis meses, durante três anos. (Fotos: divulgação)