Familiar no Brasil, pois já foi comercializado por aqui nas versões hatch e sedã, o Polo volta ao cenário nacional completamente modificado. O veículo de porte compacto (que rivalizará, principalmente, com o Fiat Argo e Ford New Fiesta) está na sua 6ª geração. Para o mercado nacional, o modelo feito em São Paulo na Fábrica Anchieta, será ofertado em quatro versões distintas, com três opções de motores (1.0 aspirado ou turbo com 3 cilindros e 1.6 aspirado com 4 cilindros) e mais dois tipos de transmissão (manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades).
Nova fase >> Durante o lançamento a VW do Brasil fez questão de enfaztizar que o modelo é o “embaixador” de uma ´Nova Volkswagen´ que está renascendo agora com a chegada do Polo 2018. O veículo inaugura, também, o uso da ´Plataforma MQB´. A tradução disso é a seguinte: essa base aonde o Polo é montado é a mesma, por exemplo, que serve ao consagrado Golf e ao sedã Jetta.
Enfim, a versatilidade desse componente se traduz na economia de custos oriunda da possibilidade de compartilhamento de peças e soluções para carros de famílias diferentes dessa marca alemã. A VW destacou, também, que a partir desse lançamento do Polo, outros quatro novos veículos da marca surgirão brevemente.
Contexto geral >> Creio que o aspecto mais impressionante do conjunto do novo Polo 2018 é a segurança. A Volkswagen agiu de maneira perspicaz e, antecipadamente ao lançamento oficial (ocorrido na segunda-feira, 25/9), ofereceu o veículo para testes de impacto à ´Latin Ncap´, uma entidade independente que avalia a segurança de automóveis na América Latina. Ele foi 100% aprovado em provas reais de colisão frontal e lateral.
Prova dos ´9´ >> No entanto, o critério mais importante que rendeu ao Polo as desejadas 5 estrelas concedidas pela instituição, foi ter passado com mérito pelo desconhecido ´teste do poste´, aonde o veículo é atirado lateralmente num poste de ferro maciço e tem a carga da colisão quase toda depositada na chamada ´Coluna B´ (aquela que suporta a parte superior dos cintos de segurança dos assentos dianteiros). Ele passou com louvor nesse exame, demonstrando pouca deformação na carroceria, ou seja, ratificando a segurança já atestada pela VW em especial à célula de sobrevivência, local que comporta os passageiros do veículo.
O modelo vem equipado com quatro airbags: dois frontais (obrigatórios) e mais dois laterais. Ele também recebeu quase a nota máxima para a proteção às crianças a bordo sentadas nas ´cadeirinhas´. E mais: é o único carro nacional da atualidade a oferecer duas barras de proteção lateral em cada uma das portas traseiras e mais uma nas dianteiras.
Design >> O Polo 2018 é praticamente idêntico ao carro vendido no mercado europeu, mas, por causa de uma predileção nacional por grades de tamanho maior (conhecida via pesquisa pela VW), a frente do modelo se difere um pouco da do Polo alemão, por exemplo, que está sendo lançado de maneira praticamente simultânea com a versão brasileira.
A parte interna, em diversos aspectos, chega a ser até mais requintada do que a do Golf, carro mais bem sucedido da Volkswagen.
Opções >> O cardápio do novo VW é assim dividido: Polo (R$ 49.990); Polo MSi (R$ 54.990); Polo Comfortline 200 TSi (R$ 65.190) e Polo Highline 200 TSi por R$ 69.190. Os preços são muito ousados e, pelo padrão de equipamentos, a VW irá incomodar – e muito – a concorrência.
Refinamento >> Um dos detalhes de acabamento mais impactantes é o quadro de instrumentos totalmente digital. O Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a 2ª geração do Active Info Display, inovação que equipa modelos da Audi. As informações podem ser exibidas em 2D ou 3D numa grande tela de 10,25 polegadas.
Aspecto geral >> O novo Polo 2018, sem a menor dúvida, nesse momento ocupa uma posição de evidência em relação à concorrência. O nível de equipamentos eletrônicos e de segurança é muito superior e ofertado por preços bem atraentes em relação aos oponentes.
Ele traz controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial, piloto automático, sistema de limpeza automática dos discos de freio, monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas (de série nas versões TSi), sistema de frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, dentre outros.
Força >> Os motores Flex têm os seguintes parâmetros: 1.0 MPi (aspirado, 3 cilindros, 84 hp de força máxima e torque de 10,4 kgf.m); 1.6 MSi (4 cilindros, 117 cv e torque de 16,5 kgf.m) e 200 TSi (1.0 de 3 cilindros com 128 hp e torque de 20,5 kgf.m). As rodas vêm em três medidas: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17 e a paleta de cores tem 7 opções: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas). (Fotos: divulgação)