Desde 2010

buru-rodas

Mercedes-Benz inicia nova era na ´Indústria 4.0´

27_mb i4 A

A definição mais objetiva para o significado de “Indústria 4.0” talvez seja esta: “Um conceito de indústria atual que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura”, ou seja, um sistema muito mais moderno de fabricação que envolve todas as tecnologias acessíveis no momento, e que vise uma produtividade maior, mais inteligente e eficaz com o mínimo de esforço humano. Quem inventou todo esse esquema (inclusive o termo ´Indústria 4.0´) foi o governo alemão, a partir de discussões sobre novas estratégias de produtividade industrial voltadas à tecnologia.

27_mb i4 B

Modernidade >> Incorporando a essência mais apurada desse novo conceito corporativo, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou esta semana na sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), uma moderníssima linha de montagem de caminhões. A partir de um investimento de R$ 500 milhões, a marca germânica adquiriu e também desenvolveu equipamentos, ferramentas e processos para agilizar a fabricação ´inteligente´ dos seus veículos. Por essa linha, é possível construir ao mesmo tempo, caminhões leves e pesados e com configurações completamente diferentes, atendendo, em primeiro lugar, à demanda de encomendas específicas dos clientes e também à criação de estoque.

27_mb i4 C

Como funciona? >> A nova engrenagem fabril da Mercedes-Benz é operada com perfeição. O prédio totalmente novo, concentra quase todos os processos de fabricação, que envolve, por exemplo, a logística de peças, montagem de chassi, suspensão e todo o restante do ´trem de força´ (caixa de transmissão e motor).

27_mb i4 D

Num ambiente bem iluminado com luz solar ou por modernos LEDs, várias esteiras eletrônicas se arrastam quase imperceptivelmente pelos corredores, os elevadores fisgam eixos completos e os AGVs (veículos autônomos guiados eletronicamente) trazem as peças necessárias às ´ilhas´ de produção num sincronismo capaz de dar inveja à orquestra sinfônica de Berlim. Não há mais aquele movimento intenso de pessoas indo buscar ferramentas e partes, pois, simplesmente, tudo se concentra no mesmo lugar numa operação lógica e rápida.

27_mb i4 E

Ganhos >> Segundo a Mercedes-Benz, essa nova linha de montagem – que é a mais moderna do mundo no grupo Daimler – já funciona com cerca de 15% a mais de eficácia em relação à qualquer outra, culminando numa redução significativa no número de horas para a fabricação de um caminhão. Os consumos de água e energia elétrica também foram drasticamente reduzidos a partir da implantação de conceitos que fazem a linha de montagem funcionar com uma precisão absurda.

27_mb i4 F

Outro detalhe incrível é a quase total ausência de papéis na fábrica. No lugar disso existem tablets, monitores, telas sensíveis ao toque e celulares repletos de aplicativos para auxiliar os funcionários no processo construtivo. Pioneira em soluções desse tipo, a Mercedes-Benz comunica que vai transferir também para a sua fábrica de Juiz de Fora (MG) esse mesmo esquema. Para os alemães, a necessária ´Indústria 4.0´ já é uma realidade factível.  (Fotos: divulgação)

27_mb i4 G