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Gordon Murray inspira-se no Alpine A110 para criar superesportivo

Se você acompanhou a Fórmula 1 nos tempos áureos (anos ´1970 e ´80), certamente vai se lembrar de Gordon Murray, o projetista que concebeu vários – dentre os melhores modelos vitoriosos – que a F1 já viu, como o famoso Brabham BT52, pilotado pelo brasileiro Nélson Piquet no ano do seu primeiro título mundial, e também aqueles incríveis bólidos da McLaren que consagraram, ninguém menos que Ayrton Senna e também Alain Prost.

T.50. o novo projeto de Gordon Murray, e acima, o projetista ao lado do novo ´xodó´, o Alpine A110

Pelo talento e genialidade inatos para criar carros espetaculares, Murray parece que sempre acerta nos seus projetos. O detalhe é que ele também se utiliza de uma humildade pouco comum nesse ramo para inspirar-se nos seus trabalhos. Cinquenta anos depois de conceber (o também vitorioso) Brabham BT42, Gordon Murray está desenvolvendo a sua nova cria, o “T.50”.

Em busca de uma afinação perfeita de eficácia de freios, aceleração, padrão de conforto e nível de acabamento, ele experimenta diversos esportivos. Nesse atual momento, por exemplo, ele já dirigiu o McLaren F1 por quase 50.000 km, assim como idolatra o Lotus Evora como um dos melhores carros de todos os tempos. O curioso é que ao guiar, recentemente, o discreto esportivo Renault/Alpine A110, carro com apenas 300 hp de potência, o espetacular projetista rasgou elogios ao modelo, dizendo que “o Alpine A110 tem o melhor compromisso entre conforto e comportamento do mercado atualmente.”

O vitorioso McLaren MP4/4 usado por Ayrton Senna: mais um genial trabalho de G. Murray

O engraçado da história é que o Alpine em questão vale pouco menos de 70 mil Euros (R$ 315 mil), e já foi eleito o produto principal de inspiração para Murray criar o novo superesportivo que deverá custar quase 2,4 milhões de Euros, algo em torno de R$ 10,8 milhões! (Fotos: divulgação Google free royalties / Lat Photographic / Instagram: @acelerandoporai)