buru-rodas

Novo Mercedes-Benz Actros com 530 cv já está em operação no Brasil

O Actros 2653 6X4 com motor de 530 cv de força (caminhão mais potente da Mercedes-Benz no mercado brasileiro), já está rodando no país. A empresa “Transportes Botuverá”, de Rondonópolis (MT) é a primeira a receber esse extrapesado para teste de demonstração em suas operações. Tradicional parceira da Mercedes-Benz, a Botuverá também está testando o modelo Actros 2651 de 510 cv. Com uma frota própria superior a 180 veículos e 2 mil transportadores agregados, ela atua no transporte de grãos, fertilizantes e defensivos, pluma de algodão, açúcar, combustível e outros.

Com o novo motor OM 471, câmbio automatizado G291, nova aerodinâmica da cabine com disponibilidade de defletores, inédito sistema de retrovisores com câmeras digitais MirrorCam e piloto automático preditivo, o novo Actros 2653 pode atingir até 12% de redução no consumo de combustível, segundo o fabricante. O citado propulsor tem sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X-Pulse com multiplicador de pressão, 13.000 cm³, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas DOHC (2 de admissão e 2 de escape por cilindro). Entre as vantagens dessa unidade, destaca-se o sistema de alta performance do freio-motor, o que amplia ainda mais o nível de segurança. A potência de frenagem é a maior do mercado, dispensando assim o uso de ´retarder´ e proporcionando menor custo de aquisição, manutenção e peso.

Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz ampliou o portfólio de caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros. Esse motor equipa o Novo Actros 2553 LS 6X2 e o 2653 LS 6X4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e também o 2653 S 6×4 (cavalo-mecânico com a nova suspensão metálica Tuftrac). Além da potência do motor, o novo Actros traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), detector de ´ponto cego´ e fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br)