
Ícone reconhecido dentro do segmento de hatches esportivos, o Golf GTi foi lançado em setembro de 1975, e de lá para cá o sucesso foi extraordinário com um total de 2,3 milhões de unidades fabricadas até dezembro de 2019 desta versão. Com muito mais tecnologia embarcada, a oitava geração (Mk8) dessa lenda urbana da VW chega às lojas do mercado europeu qualificada como a mais digital de todas até o momento.

Clássico atemporal, o Golf GTi, tal qual o GTi Performance e também o GTi TCR, ele agora também oferece diferencial de travamento do eixo dianteiro controlado eletronicamente como equipamento padrão. O benefício em relação ao diferencial operado mecanicamente é a eliminação de influências negativas na precisão da direção.

Com uma arquitetura eletrônica criada do zero, o novo Golf GTi é o mais digital de todos os tempos. Agora é possível personalizar o painel de instrumentos, assim como o sistema de informação e entretenimento, incluindo, também, o som do motor.

Agarrado ao chão devido ao imenso conjunto de recursos de segurança (controle de torque, tração e estabilidade), o novo Golf GTi Mk8 vem equipado com o motor EA888/EVO4. Esse propulsor com injeção direta de combustível entrega o mais recente estágio evolutivo da série de motores turbo TSi da VW.

A vigorosa unidade tem 2.000 cm³, potência máxima de 245 hp e torque de 37,7 kgf.m. Seu câmbio é automático de dupla embreagem com 7 marchas (DSG) e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Mantendo características originais como a tração dianteira e uma divisão de peso muito bem programada, o Golf GTi continua esbanjando performance e equilíbrio. As rodas de liga leve são de 17 polegadas e a saída dupla de escapamento continua sendo marca registrada do modelo alemão, sem esquecer da faixinha vermelha na grade frontal, espécie de carimbo dessa versão esportiva.

Um detalhe interno que presta uma homenagem ao primeiro Golf GTi apresentado em 1975 no Salão de Frankfurt, está nos bancos esportivos com encostos de cabeça integrados. Em formato de ´concha´ e com abas nas laterais, os assentos possuem costuras vermelhas e tecido com grafismo em xadrez, outra ´marca registrada´ desse lendário automóvel.

Já flertando com o futuro autônomo, o novo GTi traz sistema de manutenção de faixa, freio frontal autônomo de emergência com monitoramento de pedestres e ciclistas, além do sistema Car2X (comunicação local com outros veículos e infraestrutura de tráfego).

Finaliza o pacote o controle adaptativo do chassi (DCC), que reage continuamente à superfície da estrada e à situação de direção, levando em consideração o movimento do volante, a frenagem e a aceleração, tudo no intuito de melhorar o conforto, o desempenho e a segurança. Bela máquina, sem dúvida… (Fotos: divulgação VW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)
