buru-rodas

Huracan Super Trofeo EVO2: a nova máquina de pista da Lamborghini

A Lamborghini Squadra Corse apresentou o Huracán Super Trofeo EVO2. Esse superesportivo é a última versão do carro de corrida que será usado nas competições da Lamborghini, a partir de 2022. Refinamentos aerodinâmicos radicais e um design intransigente criado pela Lamborghini Centro Stile fazem do Huracán Super Trofeo EVO2 a versão de maior desempenho de pista já feita até hoje.

Desde 2009, 950 pilotos correram no Super Trofeo, competindo em mais de 310 horas nas pistas de maior prestígio do mundo. Maurizio Reggiani, diretor técnico da Automobili Lamborghini, comentou: “O Super Trofeo é o melhor campo de testes para soluções técnicas e aerodinâmicas para carros de estrada e GTs e, com o Huracán Super Trofeo EVO2 definitivamente demos mais um passo em frente. Em 2021 comemoramos o marco do 400º carro de corrida Huracán, e nosso objetivo com o Super Trofeo EVO2 é chegar a 500 em pouco tempo.”

Aerodinâmica e design são as áreas em que Squadra Corse e Centro Stile se concentraram mais. Do ponto de vista estético, o Huracán Super Trofeo EVO2 leva o design das gerações anteriores ao extremo, antecipando os elementos de estilo que estrearão nos carros de rua nos próximos anos.

A frente passou por uma mudança radical, apresentando novos conjuntos de luz full LED de alta intensidade com um design hexagonal e um lábio ´ômega´ pronunciado que se junta às aletas de fibra de carbono e reforça a ligação estilística com o Huracán STO. Outra novidade são as entradas que otimizam o fluxo de ar, mantendo-o aderido às laterais, bem como a força descendente.

A traseira, dominada pela grande asa de fibra de carbono, foi inspirada no minimalismo e na leveza. As armações dos novos conjuntos de luzes LED homenageiam o design do Countach e são eficientemente suportadas pelo pára-choque de fibra de carbono arqueado, que conecta harmoniosamente os apêndices aerodinâmicos localizados atrás das rodas às aletas difusoras redesenhadas.

Inovações também são vistas em vários componentes da carroceria, como os painéis das longarinas e os já mencionados apêndices aerodinâmicos traseiros, substituindo materiais plásticos por fibra de carbono, mantendo a máxima sustentabilidade em termos de custos de operação. Além disso, os para-lamas traseiros agora são compostos por um único elemento, que inclui parte do spoiler lateral, para uma continuidade de superfície ideal.

O sistema de frenagem, projetado e desenvolvido pela Squadra Corse, também passou por alterações. Os discos dianteiros de aço aumentaram de 380 para 390 mm; as novas pinças têm novo design e uma área de superfície maior para otimizar o desempenho. A propulsão é confiada ao motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado que oferece uma potência máxima de 620 hp, a ser gerenciada com uma caixa de câmbio X-Trac sequencial de seis velocidades e combinada com tração traseira. Para o mercado europeu, o preço do bólido é de € 250.000, cerca de R$ 1.593.000! (Divulgação: Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai.com.br)