buru-rodas

Nova Ford Ranger 2023 passa por metamorfose ultrarradical!

Ocupando um espaço entre a picape Maverick e a famosa F-150, a nova geração da Ford Ranger (ano/modelo 2023) já foi apresentada, mas somente começará a ser fabricada no ano que vem na Tailândia e África do Sul, chegando aos mercados só em 2023. As novidades são muitas, pois o modelo mudou completamente em estilo, tamanho, padrão de acabamento e, principalmente, tecnologia.

O novo projeto da Ranger prevê, inclusive, a entrega de um rolar muito mais confortável e aproximado ao de um carro de passeio, do que o de um utilitário. Para isso, as suspensões foram refeitas, assim como toda a estrutura de chassi e materiais isolantes.

O estilo externo alinha-se ao padrão estético global da Ford no momento, equiparando-a em design às outras picapes da marca norte-americana. A nova Ranger 2023 está 50 milímetros mais longa e também mais larga. Ganhou maior espaço para carga, assim como diversos porta-trecos maiores e bem bolados.

Por dentro, a cabine foi completamente transformada. Está bem mais luxuosa e aconchegante. O sistema de infoentretenimento SYNC4 oferece (dependendo da versão) tela vertical sensível ao toque de 10,1, 12,1 ou 15,5 polegadas. O novo painel de instrumentos totalmente digital é mais um aviso de que a Ranger agora está em linha com os tempos modernos.

Possivelmente, três serão as opções de motores: 2.3 turbo, 2.0 biturbo (ambos com 4 cilindros) e a grande novidade será um V6/3.0 também a óleo diesel. O veterano propulsor de 5 cilindros sai de cena.

Pela primeira vez o utilitário virá com os grupos ópticos 100% em LED, oferecerá câmeras de 360°, freio de mão elétrico e disponibilizará dois sistemas eletrônicos de administração da tração 4X4. Moderníssima, a nova Ranger agora suporta atualizações de software ´over-the-air´, num esquema também conhecido como ´Ford Power-Up´.

Após onze anos de mesmice, o inédito projeto da Ford Ranger, pelos seus evidentes melhoramentos, deverá elevar o patamar de vendas dessa robusta picape. Como curiosidade, a nova geração da Ranger servirá de base mecânica para a futura geração da VW Amarok. (Fotos: divulgação Ford / Instagram: @acelerandoporai.com.br)