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Ferrari 296 GTS: novo conversível italiano é híbrido e entrega 830 cv de força!

Modelo derivado do cupê GTB, acelera de 0-100 km/h em 2,9 s e vai até os 330 km/h de velocidade final

Desenvolvida a partir do cupê 296 GTB, a nova Ferrari 296 GTS herda o mesmo trem de força híbrido do primeiro carro dessa família: um V6 turbo/3.0 movido a gasolina com 663 cv convive com um motor elétrico capaz de fornecer mais 122 kW (167 cv). Juntos, eles doam 830 cv de força para o esportivo, que é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 2,9 s; 0-200 km/h em 7,6 s, cravando velocidade máxima limitada eletronicamente em 330 km/h.

Num passado não muito próximo (lá em 1957…) a Ferrari já utilizou motores V6 em algumas poucas ocasiões. Uma delas foi no conhecido modelo ´Dino´, cujo nome fazia uma homenagem ao filho de Enzo Ferrari, fundador da marca.

Nesse momento, a adoção de motores V6 no lugar de monstruosos e apaixonantes V12 ou mesmo dos sólidos V8, é uma solução para atender regulamentações de emissões de gases, assim como uma demonstração de modernidade da Ferrari nesse campo tecnológico, que deverá ditar as regras construtivas dos seus carros nos próximos anos, aonde a eletrificação será inevitável.

Esse sistema híbrido plug-in (PHEV) da Ferrari 296 GTS, segundo os dados técnicos fornecidos pelo fabricante, oferece autonomia de 25 km no modo ´eDrive´, ou seja, com a condução do carro de maneira totalmente elétrica numa velocidade de até 135 km/h.

Sua capota rígida retrátil precisa de 14 segundos para ser acionada, numa operação que pode ser feita em velocidades de até 45 km/h. Com o teto armado, a silhueta da GTS fica praticamente idêntica à da versão cupê GTB.

Apesar de ser um motor mais compacto e menos ´bruto´ que um V8 ou um V12, a Ferrari garante emoção e adrenalina extraídos desse propulsor. A famosa marca italiana diz que o motor V6 segue as regras tradicionais com atenção às soluções de engenharia e filosofias históricas ligadas à marca, portanto, esse V6 mantém a mesma harmonia sonora de todos os motores Ferrari, com o típico som agudo de alta frequência deliciando os ouvidos dos dois ocupantes do bólido. A brincadeira é bem divertida, já que o limitador de rotações atinge impressionantes 8500 rpm!

Equipada com o pacote ´Assetto Fiorano´, a Ferrari 296 GTS sai mais leve, com ajustes aerodinâmicos melhorados e com amortecedores especiais

A nova berlinetta de Maranello pode sair com o pacote “Assetto Fiorano”, disponível para quem quer explorar ao máximo a potência e o desempenho do carro. Nesse caso há uma redução significativa de peso com partes em fibra de carbono, um melhoramento no conteúdo aerodinâmico e amortecedores especiais Multimatic. A manutenção regular dessa Ferrari é feita em intervalos de 20.000 km ou uma vez por ano sem restrições de quilometragem. (Fotos: divulgação Ferrari / Instagram: @acelerandoporai.com.br)