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buru-rodas

Renault Lodgy? Esqueça. Vem aí a perua Fluence Grand Tour

Esquentam os satélites autores de ligações entre a Coréia e São Paulo, no Centro de Estilo Mercosul da Renault. Razão, a disposição em fazer versão caminhonete do Fluence, originalmente um projeto da Samsung, associada da Renault. O caso é que na Coréia não há a versão ´Break´, como dizem os franceses ou Station Wagon, como se identificam por aqui os utilitários derivados de automóveis. Autores, os coreanos acertam tecnicamente o produto tomando em conta os requerimentos, sugestões e palpites deste lado do mundo para acertar o aspecto estrutural e funcional, somando-os com as peculiaridades do mercado brasileiro, maior do Continente, afinal, lá o Fluence é apenas um a mais no mar de veículos e aqui, como os demais médios, de preço disparado e maior conteúdo, é carro de doutor. A informação, credenciada, adensa a que a Coluna veiculou em abril, dando conta que o Lodgy, monovolume apresentado no Salão de Genebra, não viria para o Brasil apesar das promessas de noticiário. Anote aí, furo nacional.

Roda-a-Roda

De entrada – A Renault apresentará no Salão e venderá em janeiro o novo projeto Mercosul baseado na plataforma do Clio. Não mudará muito, um tapa no estilo. Manter-se-á como inicial da marca, com motor 1.0. Na Argentina, outro enfoque, motor 1.2 priorizando acertos de eletrônica para boa dosagem de torque para agradável uso.

Preparação – A Suzuki do Brasil fechou a equação industrial para fazer o Jimny 4×4 nacional em 65%. Luis Rosenfeld, presidente da empresa, explicou à Coluna, contado aqui, sinergia com processos da produção de Mitsubishis, do mesmo grupo Souza Ramos. Fornecedora desta, serão da MVC revestimento de teto, para choques, arremates, saias, beiradas de para lamas, protetor frontal.

Conjuntura – Baixou o preço do Jeep Compass. De R$ 99.500 a R$ 94.990. Pouco. As reduções praticadas por indústria e importadores tem sido da ordem de 10% para veículos com motor até 2.000 cm³ de cilindrada, como o caso. A Chrysler ainda tem estoque 2011.

Resultado – O aumento de 30 pontos percentuais sobre o IPI dos importados travou a Chrysler no projeto de expansão de rede e desvinculação com os negócios Mercedes-Benz. O aumento de preços não permite projeção do mercado e sem este dado ninguém investirá.

Aliás – Os projetos do Governo Federal para o setor automobilístico tiveram resultado imediato e imensurável, embora prejudicial: a imagem do país aos estrangeiros é de insegurança jurídica. Daí a suspensão dos projetos da BMW e Land Rover em fazerem fábrica aqui.

Fim – Acabou o Citroën C3. Últimas unidades baixaram de preço e o início da discussão está em R$ 34.990. Para limpar o pátio.

Negócio – Focus europeus terão coração brasileiro, o motor 1.6 Sigma feito em Taubaté (SP). Em alumínio, 16 válvulas, acelerador eletrônico e correia elástica em lugar da corrente. Mais leve e econômico que o atual Zetec 1.600. Arguto leitor perguntará: se é tão bom, porque não está no Fiesta, picape Courier e Ka?

Salão – Já tem data o Salão de Buenos Aires em 2013: 20 a 30 de junho. A mostra, que andou meio capenga, engatou para realizar-se nos anos ímpares.

Estrangeiros – O Salão platino será organizado pela AMC, autora do Salão de Paris e, recentemente, o de Santiago. Na prática é o seguinte: as empresas sul americanas promotoras de grandes feiras foram assumidas pelos estrangeiros. No Brasil, a norte-americana Reed Exibitions controla a pioneira Alcântara Machado e a alemã Frankfurtmesse realiza outras festas. Na Argentina e Chile, sob controle francês.

Turismo – A fim de ver novidades mundiais e fazer turismo charmoso e barato?  Salão do Automóvel de Santiago, na capital chilena, de 23 de outubro a 02 de novembro. O Salão de Santiago é o mais variado do Cone Sul. Apesar de mercado pequeno, o Chile não inventa barreiras e importa tudo de todos.

Promessa – A associação Proteste pediu e a importadora local solicitou à fabricante Hyundai nova tradução do coreano para o português praticado no Brasil. O Manual do Proprietário do Veloster contém expressões no idioma falado em Portugal e outros em espanhol, descumprindo sua função básica que é tirar dúvidas sobre a utilização.

Ecologia – O Rio de Janeiro quer liderar o uso de combustível de trabalho menos poluente e antecipará para 2016 a adição de 20% de óleo vegetal ao diesel. Hoje 10%.

Registro – Como andam, qual a representatividade das estações ferroviárias do Brasil após tanto abandono? Marcelo Tomaz, publicitário, resolveu ir atrás das listadas 5.000 que já existiram e remanescem no país. Terá canal no YouTube e banco de dados. Quer acompanhar, dar dicas ou patrocinar a inicativa? http://www.estacoesbrasileiras.com.br

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Youtube http://www.youtube.com/ESTACOESBRASILEIRAS

Gente – Steven Armstrong, 48, inglês, aprendizado. Um mês para entender a amplitude, os detalhes, a arquitetura fiscal e de incentivos da Ford Brasil, da qual é novo presidente. Marcos Oliveira, ex, dará 30 dias de explicação e conselhos de como manter a empresa rentável no 4º. lugar no mercado.OOOO (Foto 1: imagem apenas ilustrativa, como simulação do que poderá vir a ser o carro citado. Não é imagem oficial da Renault)