:::::
ACONTECEU NA ÍNDIA: Bharat Mobility Global Expo 2025, o principal Salão do Automóvel da Índia, realizado recentemente, teve como foco principal os veículos eletrificados, ou seja, todos os tipos de híbridos e, principalmente, modelos 100% elétricos. No ano passado, a Índia se manteve como o 3º maior mercado do mundo na venda de carros de passeio.
NOVOS ELÉTRICOS: a principal fabricante de veículos da Índia é a ´Maruti Suzuki´, que apresentou o Suzuki e-Vitara, seu primeiro SUV elétrico global, que será feito localmente, fortalecendo o mercado indiano. Já a Toyota exibiu o ´Urban Cruiser EV´, que é praticamente o mesmo e-Vitara, com o logotipo da famosa marca japonesa na tampa do porta-malas.
O RECADO… que pôde ser observado no salão da Índia, mostra que o público de lá está a fim de andar de carro elétrico, dado o interesse por esse tipo de novidade. As marcas chinesas também já chegaram, mas, para se proteger da concorrência, o governo indiano anunciou tarifas de importação entre 70 e 100% para qualquer veículo fabricado na China.
BRIGA DE GENTE GRANDE! Não somente as famosas fabricantes chinesas de veículos elétricos, mas, outras gigantes (como BMW e Tesla) também já entraram com ações no Tribunal de Justiça da União Europeia contestando a recente decisão da UE de aumentar as tarifas sobre veículos elétricos a bateria, fabricados na China.
NA JUSTIÇA: Tesla e BMW se juntam à uma importante lista de montadoras chinesas que entraram com ações judiciais semelhantes contra a UE, incluindo BYD Auto, Geely e SAIC Motor. O governo chinês também entrou com uma queixa na Organização Mundial do Comércio contra o aumento dessas tarifas.
MESMO ASSIM… com a Europa e Estados Unidos ampliando exageradamente as tarifas de importação (que às vezes ultrapassam 100% o valor declarado do veículo feito na China), as marcas chinesas (principalmente a BYD) têm conseguido entregar excepcionais produtos com preços ainda competitivos e que conseguem se manter entre os mais vendidos.
MÃOS À OBRA! Yanmar (multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diversos setores), dentre eles, construção civil e agrícola, anuncia o pré-lançamento de uma inovação no mercado brasileiro: a minicarregadeira compacta sob esteira de borracha. A máquina, já consolidada nos EUA, tem comercialização prevista para o início de 2026.
MAIS MODERNA: a alemã Audi lançou sua nova tecnologia ´MHEV plus híbrida´ nos modelos A5 e Q5. O esquema integra um gerador de trem de força, um alternador de correia de partida e uma bateria de fosfato de ferro-lítio, oferecendo, segundo o fabricante, melhor desempenho, menor consumo de combustível e menores emissões de CO2.
NOVAS LOJAS: fabricante chinesa de veículos elétricos ´Hozon Auto´, já abriu os seus primeiros pontos de venda da ´Neta Auto´ no Brasil e Camboja. A marca divulgou que pretende ter dez pontos de venda em operação no Brasil até o final do primeiro trimestre de 2025. Por aqui, já revelou o Neta Aya e o Neta X.
ELÉTRICO: Honda Motor planeja lançar um veículo compacto 100% elétrico, com preço abaixo de US$ 30.000 (cerca de R$ 176.000) na América do Norte já em 2026. Até agora com uma postura muito conservadora nesse tema, marca japonesa começa a agir para expandir a sua presença no mercado de carros movidos a bateria.
FERRARI: Mattel anunciou uma nova parceria entre a Hot Wheels e a Ferrari, para o desenvolvimento de uma linha completa de brinquedos. Esta é a primeira vez, em mais de 10 anos, que os produtos Hot Wheels contarão com o icônico cavalinho empinado. A coleção trará modelos clássicos e modernos da famosa marca italiana.
GENTE: Stella Li – vice-presidente executiva da marca chinesa BYD – foi eleita pela World Car Awards como a “Personalidade Mundial do Ano no setor automotivo 2025”. A escolha, feita por jornalistas do setor em todo o mundo, deu-se pelo reconhecimento nos avanços conquistados pela BYD sob sua liderança ao longo de 2024.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @acelerandoporai.com.br