Em mais um passo pioneiro rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos (SP). Com a chegada dos veículos no início desse ano, no dia 3 de janeiro, o Tecon Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a adotar caminhões movidos a GNC em suas operações. Trata-se também da primeira vez que a Scania fornece este modelo para transporte de contêineres dentro de um terminal portuário no mundo.
A Santos Brasil investiu R$ 40 milhões na nova frota, que substituirá gradualmente os modelos mais antigos. Comparado aos caminhões movidos a óleo diesel atualmente em operação no Tecon Santos, a previsão é de que os novos caminhões reduzam as emissões de CO? em até 20%. No momento, além dos 35 veículos movidos a GNC, o terminal opera com outros 140 caminhões a diesel, que serão substituídos de forma progressiva por opções mais modernas e sustentáveis nos próximos anos.

Os caminhões adquiridos são do modelo P 340, configurados especificamente para atender às necessidades operacionais do Tecon Santos após um estudo detalhado. Com motor de 9 litros (9.000 cm³), 340 cv de potência e torque de 1.600 Nm, eles veículos são equipados com a transmissão Scania Opticruise G25CM de 14 marchas, que garante trocas rápidas e eficiente aproveitamento do torque. A capacidade máxima de tração (CMT) é de até 78 toneladas. (Fotos: divulgação Scania / Instagram: @acelerandoporai.com.br)