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Test-drive: aceleramos o Kia Cerato 2014

O grupo Hyundai-Kia pretende ser o maior fabricante de automóveis do planeta em alguns anos; e esse é o mesmo objetivo, por exemplo, da Volkswagen (que já briga direta e globalmente com GM e ameaça a líder Toyota). Evidentemente, estamos falando aqui na venda de centenas de milhares de veículos a mais e, antes disso, na conquista de novos clientes e manutenção de antigos. Inquestionavelmente, o conglomerado Hyundai-Kia vem imprimindo no mundo (há quase uma década) uma velocidade absurda nas mudanças e aperfeiçoamentos dos seus carros. Quem não evoluir e acompanhar as tendências – e desejos dos consumidores –, fatalmente ficará para trás. E isso é uma verdade que não se resume somente às gigantes do mundo automotivo, mas a qualquer empresa.

3ª geração >> Criado por Peter Schreyer (designer-chefe da Hyundai/Kia, ex-Audi), o Cerato (agora batizado pelo fabricante de “All New Cerato”) chega completamente renovado à sua 3ª geração. O sedã cresceu e mudou em tudo, desde o desenho da carroceria à parte interna, passando pela plataforma, agora familiar, já que é compartilhada com a do Hyundai Elantra. Por estar maior, ele ficou mais caro do que a geração anterior. Duas são as versões: SX (catálogo E.244 com câmbio manual de 6 marchas) por R$ 67.400 e SX (automático, 6 marchas) por R$ 71.900, preço/base SP (sem frete). Nesse primeiro instante a marca coreana diz que não há opção de bancos em couro e teto solar mesmo na versão mais cara.

Concorrência >> Durante a coletiva de imprensa aos jornalistas brasileiros e uruguaios, em evento ocorrido na Bahia, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, apontou o Honda Civic, Toyota Corolla, GM Cruze, Hyundai Elantra e Volkswagen Jetta como os principais concorrentes do novo Cerato. Questionado sobre a manutenção do motor 1.6 (122 cv quando abastecido com gasolina e 128 hp no etanol), disse que “sim, o motor é 1.6, mas é mais potente, por exemplo, do que o do Jetta 2.0 aspirado…”

Motorização >> A Kia manteve a motorização 1.6 da família “Gamma”, só que agora a unidade é ´flexfuel´ (bicombustível), como você já sabe, admite gasolina ou álcool (ou a mistura dos dois em qualquer proporção) para funcionar. A unidade tem potência variável entre 122 e 128 cv, com torque máximo de 16,5 kgf.m aos 5.000 rpm. A transmissão pode ser manual ou automática, ambas com seis marchas. No caso da caixa automática, as trocas podem ser efetuadas manualmente por intermédio das ´borboletas´ (paddle shift) posicionadas atrás do volante.

Para quem busca um pouquinho mais de emoção, a condução do Cerato 1.6 é mais atraente com o câmbio manual, mas, obviamente, quando o foco for o uso urbano e o desfrute com mais conforto, a transmissão automática é muito melhor. Pelo inédito desenho e direcionamento do projeto em encarar Civic, Corolla, Jetta, etc…, o motor deveria ter recebido um up-grade na potência, pois os 128 cv não decepcionam, mas também não empolgam.

Desenho >> Esteticamente o carro é bem diferente, já que recebeu os toques comuns a todos os carros da marca, portanto, está adequado ao aspecto plástico global da Kia. A primeira mudança aparece no desenho da incerta grade frontal. Para-choques, faróis, capô, para-lamas, laterais, absolutamente tudo foi mudado. O Cerato ganhou LEDs na frente e atrás. Há sensores de estacionamento na frente e traseira e o conforto interno melhorou muito em relação ao anterior. O espaço para os ocupantes dos assentos traseiros também foi ampliado. Um detalhe que não dá para passar despercebido é a similaridade das lanternas traseiras, amplamente parecidas com as do Renault Fluence.

Conforto e nível de ruído >> Creio que o aspecto mais positivo da mudança do novo Cerato foi o conforto interno. Além de mais bem acabado, está mais completo e silencioso. Segundo o fabricante, toda a plataforma foi concebida para reduzir vibrações e níveis de ruído e isso é perceptível no rodar mesmo em velocidades mais altas.

O sistema de direção (com três modos operacionais de atuação) também merece destaque: há os níveis “conforto”, “normal” e “esporte”, que variam o ´peso´ do volante, facilitando muito em manobras (pois fica levíssimo) ou em condução na estrada (mais firme).

Quem vai comprar? >> A Kia Motors do Brasil pesquisou e imagina que “pessoas entre 35 e 45 anos, com atitude jovem, que gostem das últimas novidades tecnológicas e apreciam um design moderno” devam ser os principais clientes do novo Cerato.

O sedã tem suspensão do tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás. Atrás, há eixo de torção e também molas tradicionais e amortecedores pressurizados. Seu porta-malas está na média da concorrência com 421 litros de capacidade de bagagem e o tanque de combustível comporta 50 litros. Como itens de segurança, o modelo vem com airbag duplo frontal e freios ABS (com auxiliar EBD) a disco nas 4 rodas. I FA (Fotos: divulgação)