::::
PUM DA VACA – Cientistas argentinos colocaram em prática a primeira experiência de aproveitamento da energia do gás metano produzida por bovinos.
COMO FUNCIONA? – Por intermédio de um tubo (inserido no aparelho digestivo da quadrúpede em questão), coleta-se, via a flatulência do animal, cerca de 800 a 1.000 litros de metano por dia! Essa quantidade de gás, após convertida em energia, pode fazer funcionar um motor de um automóvel pequeno por 24 horas.
SOLUÇÃO – Quando as companhias de petróleo forem pro brejo, a solução sairá de lá mesmo, com as adoráveis vaquinhas e seus traques energéticos! Parece piada, mas não é. Além de minimizar o problema da dependência do petróleo, a ação reduziria a contaminação gerada pelas vacas durante a digestão, pois, seus puns são altamente prejudiciais à Camada de Ozônio.
CONTA – De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), pouco mais de 18% dos gases de efeito estufa são emitidos pelos bovinos. Durante (apenas) um dia, (apenas) uma vaca contamina na mesma intensidade que um automóvel que percorreu 60 quilômetros! Ao final de um ano, cada animal joga na atmosfera o mesmo nível de poluição liberado por um veículo a diesel.
AZUL – A empresa aérea Azul (terceira maior Brasil em Market Share) anunciou ontem (23/4) uma nova fase de expansão. Terá voos internacionais e, para isso, vai agregar 11 novos aviões da marca Airbus, que se juntarão à sua frota de jatos da Embraer e turboélices ATR. A Azul receberá 6 unidades do Airbus A330-200. Em 2017 a companhia confirma que virão mais 5 aeronaves A350-900, todos equipados com motores ingleses Rolls-Royce.
NESSE INSTANTE – Atualmente a empresa opera com 80 jatos Embraer e 56 aviões ATR apenas com voos dentro do Brasil. A aquisição dos 11 aviões da Airbus deverá custar cerca de US$ 2 bilhões.
NOVO VW – Não é um derivado do compacto Up! e ninguém ainda sabe exatamente do que se trata, mas a Volkswagen já definiu o conceito básico e o design para um inédito carro de baixíssimo custo destinado aos mercados emergentes. O veículo deverá ser fabricado na China custando, no máximo, entre 6 e 8 mil Euros. Hans Demant, executivo da marca alemã e responsável pelo projeto, afirmou que todos os componentes serão feitos na China.
MAIS – A VW também deverá investir pesado nos veículos elétricos em território chinês. Vai aproveitar o maciço pacote de incentivos que o governo da China está promovendo, visando a diminuição da poluição das grandes cidades geradas pelo resíduo dos motores à combustão.
