buru-rodas

////

30_pcf300415

::::

PROIBIDO – Problema crescente em todo o país, a falta de locais para estacionar os veículos tem gerado um enorme número de multas. Como não há mais lugar para parar e, em muitos casos, os locais públicos que foram projetados para servir de estacionamento agora são utilizados pelo comércio irregular, muitos motoristas têm escolhido as calçadas para alojar os seus veículos.

RESULTADO – Estacionar o veículo numa calçada representa, perante o código de trânsito brasileiro, uma infração de natureza grave que resulta em multa de R$ 127,69 e registro de 5 pontos na CNH (carteira nacional de habilitação), além da medida administrativa de remoção do carro. Mesmo assim, muitos motoristas desrespeitam essa legislação e param os seus automóveis em cima dos chamados “passeios públicos”.

NOSSOS VIZINHOS – Em Recife, por exemplo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registrou em 2014 quase 135 mil multas por estacionamento irregular em cima das calçadas. Lá na capital pernambucana esse tipo de infração ocupa o 2º lugar na lista de maiores ocorrências, perdendo apenas para as multas por excesso de velocidade.

SE LIGUE! – Se você curte o VW Jetta TSi (que vem equipado com o rebelde motor 2.0 turbo de 211 cv) e está interessado em comprar um, corra, pois a marca alemã muito provavelmente deixará de comercializar essa versão dentro de alguns meses. Ao passar a fabricar o Jetta no Brasil, a VW deverá adotar um novo propulsor 1.4 turbo (com menos de 160 cv) para substituir essa adorada unidade 2.0. A última remessa com os Jettas 2.0 TSi vinda do México já está chegando.

MAIS VW – Com o reposicionamento de preços (para baixo) e simplificação da enorme quantidade de versões (que confundia clientes e até executivos de venda da rede), a Volkswagen do Brasil já está sentindo o aumento nas vendas do compacto Up! O modelo é um dos mais interessantes do atual portfólio da empresa germânica: leve, econômico e com uma ergonomia invejável. A marca ainda não confirmou oficialmente, mas, até o mês de julho deverá lançar o Up! com opção de motor turbo com 120 hp.

NOVO NA PRAÇA – A chinesa Jac Motors já lançou no mercado brasileiro o seu novo utilitário esportivo. Trata-se do Jac T6. O modelo tem 4,4 metros de comprimento, motor 2.0 de 160 cv de força e preço sugerido de R$ 69.990.

JEEP – Simplesmente espetacular! Não dá pra definir a nova fábrica da Jeep em Goiana (PE) de outra maneira senão esta. A gigantesca empresa que tem parque industrial compartilhado com mais 16 fábricas de fornecedores, é um colosso tecnológico digno de aplauso. Montada a 60 quilômetros de Recife, já começou a funcionar gerando significativas transformações na ex-desconhecida Goiana.

PERSPECTIVAS – Num incrível trabalho de recrutamento, treinamento e contratação a assessoria de comunicação social e relações humanas da Jeep, gerou até agora 5.345 empregos diretos com 82% de mão de obra nordestina. Desse total, 78% são funcionários pernambucanos. Atualmente a fábrica constrói apenas o modelo Renegade, numa escala média de 45 carros por hora e capacidade já instalada de 250 mil unidades/ano. O estabelecimento industrial (que tem sua linha de montagem completamente equipada com ar-condicionado) tem possibilidade de expansão para 600 mil carros/ano. Para se ter uma ideia do nível tecnológico, essa usina é tão versátil que pode fabricar ao mesmo tempo e na mesma linha de montagem, quatro modelos diferentes.

Áh se eles soubessem… – É de impressionar como nenhum governo de Alagoas (anterior ao atual, que ainda terá tempo de pensar em novidades) por mais competente que tenha sido, se interessou em sugerir e/ou facilitar um belo projeto como esse da Jeep em Pernambuco. Além da geração direta de riqueza, as rebarbas de um empreendimento desses geram diversas oportunidades inéditas para a população local. Recordando a infância, me lembro de um episódio que revelou, acredito, uma das primeiras grandes perdas industriais de Alagoas para Pernambuco. Famosa marca de cerveja pensou em se instalar aqui bem no início dos anos ´80. Foi mal recebida pelo governo da época e não contou conversa: deu meia volta e foi abraçada pelo frevo pernambucano. Está lá até hoje gerando empregos.