Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas quentinhas 16

1 ano e 7 dias – É o tempo de existência da “Lei das Cadeirinhas” até agora. Em vigor desde 1º de setembro de 2010 a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), popularmente chamada de “Lei das Cadeirinhas” fez o seu primeiro aniversário. Apesar disso, grande parte da população continua sem obedecer a obrigatoriedade do uso de equipamentos especiais para a locomoção de passageiros de até 7 anos e meio no banco traseiro dos carros.

Segundo a CET… – Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo, até o dia 30 de junho deste ano (apenas na capital paulista) havia o registro de 2.531 autuações pelo descumprimento da resolução. Todos os dias, em São Paulo, uma média de 11 pessoas são multadas por transportar os seus próprios filhos sem a devida segurança.

Certa vez… – No Salão do Automóvel de São Paulo (edição 2006) a marca sueca Volvo (reconhecida como a mais segura do mundo) fez interessante simulação para as pessoas entenderem o que uma criança recém-nascida sente ao andar de carro na cadeirinha. Adultos sentavam numa imensa “cadeirinha” equipados com um pesado capacete. Depois eram (levemente) sacolejados de um lado para o outro. A (incrível) experiência trazia à tona o esforço que um bebê (com os músculos do seu pescocinho ainda pouco rígidos, em formação) faz para manter-se vivo, com a cabeça ereta. Engana-se quem acha que o bebê está descansando quando põe a cabecinha de lado na cadeirinha. Muito provavelmente ele está extasiado e até enjoado de andar de carro.

Portanto… – Se você vai transportar o seu pimpolho querido, faça-o com toda atenção, dirigindo lentamente, fixando (em primeiro lugar) firmemente a cadeirinha ao assento traseiro do carro e prendendo o cinto de segurança no corpo da criança. Atenção! Se o seu carro for um modelo hatch (ou mesmo sedã) que tenha os encostos traseiros reclináveis, verifique se os mesmos estão devidamente travados para receber a cadeirinha. Isso evita acidentes.

Confirmadíssimo – O lançamento do Duster, jipinho da Renault que chegará para concorrer, principalmente, com o Ford Ecosport. A máquina (com opção de câmbio automático e tração 4X4) será mostrada aos jornalistas brasileiros especializados no tema no próximo dia 3 de outubro.

Veja que novela – O belíssimo Rolls-Royce conversível da Presidência da República (olha que nome elegante: modelo Silver Wraith LWB com carroceria HJ Mulliner Formal Cabriolet, de 1952) utilizado nas paradas oficiais – principalmente no dia 7 de setembro – em Brasília (DF), só vive limpo e brilhando porque nos dias festivos é polido com ceras importadas via préstimos (gratuitos) do Museu do Automóvel de Brasília, mantido pelo advogado, jornalista e antigomobilista Roberto Nasser, que é curador da casa.

Paradoxo – O mesmo Governo que recebe o automóvel inglês brilhando para as comemorações mais relevantes, pouco tem se importado com a ordem de despejo que a entidade (importante e único museu nacional do ramo que comporta, além de um belo acervo de carros nacionais e que tem, também, vastíssima biblioteca sobre automóveis) recebeu.

Até agora – Nenhum político (que, no mínimo, goste de automóveis) teve a iniciativa de chegar junto para tentar ajudar a resolver o imbróglio. A Advocacia Geral da União pede a devolução do prédio para acomodar (acredite!) papéis e pastas empoeiradas de um arquivo que pode ser guardado em qualquer outro prédio público.

É nisso que dá – Preservar a história de um país, no Brasil significa carregar uma cruz bem pesada nas costas. Então eu digo e repito: ô recanto esquisito! Lugar aonde prostituta se apaixona, cafetão mata por amor, bicheiro aposta na banca do vizinho e traficante se vicia!

Homenagem – A marca Lotus preparou um modelo “Evora S” que será leiloado para arrecadar fundos para o “Mercury Phoenix Trust”, um projeto social criado para cuidar de pessoas com Aids. A homenagem vai para Freddie Mercury, ex-vocalista da banda inglesa “Queen”, que morreu de Aids em 1991 e se vivo estivesse, teria completado 65 anos esta semana. O Lotus em questão é branco com faixas amarelas e vermelhas e com bancos amarelos com coroas bordadas no tecido.

SEM CUECA – Novo “Superman”, o homem de aço, super-herói americano, abandonará a famosa cueca vermelha inexplicavelmente utilizada por cima das calças (deve ter sido a pressa de trocar de roupa…). O novo visual do mais famoso herói dos quadrinhos estará nos cinemas somente em 2013. Para quem não sabe, o Superman já é um senhor de 73 anos, mas parece que a turma do planeta Krypton não envelhece…

Bodas de prata – O fabuloso programa “Roda Viva” completou 25 anos no ar. É um dos mais emblemáticos e importantes do jornalismo brasileiro e vai ao ar sempre às segundas-feiras.

Quarentona – Não pense que ela é um bebê que nasceu ontem. A Internet (hoje com cerca de 1 bilhão e 500 milhões de usuários) surgiu nos Estados Unidos no dia 2 de setembro de 1969. Na ocasião, dois computadores da Universidade da Califórnia trocaram dados desconexos num teste feito na Arpanet, uma rede militar experimental. Deu no que deu. Você vive sem ela hoje?

Bem na foto – Cledorvino Belini, Presidente da Fiat Mercosul e da Fiat/Chrysler norte-americana (exceto Nafta) foi escolhido a “Personalidade Mundial de Vendas” do ano pela FENADVB (Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Receberá o título no próximo dia 19, em São Paulo. Belini está na Fiat há 38 anos. Começou como supervisor de O&M na Tratores Fiat (atual Case New Holland) e hoje é um dos executivos mais admirados do setor.