Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas Quentinhas

Preferidas – As cores automotivas “Branco” (e sua variação Pérola) e “Prata” como as mais populares do mundo. O resultado saiu na edição 2011 do “Global Automotive Color Popularity Report”, respeitável relatório anual da empresa DuPont, que já circula há 59 anos. Veja as preferidas globalmente: 1º) Branco e Prata (empatadas); 3º) Preto; 4º) Cinza; 5º) Vermelho; 6º) Azul; 7º) Marrom/Bege e 8º) Verde.

7% – É a participação no mercado nacional conseguido pela Renault no último mês. O índice é recorde da marca no Brasil. O resultado tem ligação direta com as boas vendas do Sandero, Fluence e do recém-chegado Duster.

Firmada – Uma parceria entre a marca chinesa Changan com as francesas Peugeot e Citroën. A joint venture (batizada de “Changan PSA Automobiles”- CAPSA) foi realizada em Shenzhen, China e tem como objetivo a comercialização dos modelos Citroën DS4, DS5 e DS3. A negociação envolve troca de tecnologias, construção de fábricas de carros e motores. O engenho deve começar a rodar já em 2013 com a produção de 200 mil automóveis/ano.

Chegou – No Brasil o pneu mais rápido do mundo. Trata-se do “Michelin Pilot Super Sport”, feito para uso rodoviário de alto desempenho. Segundo a empresa, esse pneu freia até 3 metros antes que a geração anterior e equipa carrões como Porsche, Ferrari, BMW e Mercedes-Benz. Diz a assessoria da marca, custará (em média) R$1.500 a unidade.

Renovada – Pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a concessão da companhia TAM Linhas Aéreas por mais 10 anos para o transporte regular de pessoas, cargas e correspondências. A concessão foi feita numa data simbólica para a companhia que já tem 35 anos de mercado.

Em tempo – Pedido de passageiro regular: além da concessão, favor reformular, também, o repetitivo lanche de bordo…

Eleita – A Ford Argentina como melhor empregadora no setor automobilístico naquele país. A escolha foi feita pela revista “Abertura”, uma das publicações de negócios mais respeitadas de lá. A Ford (que atua há 98 anos na Argentina) foi apontada como uma das cinco melhores empresas em relação ao prazer de trabalhar dos seus empregados.

Conselho – Felipe Massa (um dos titulares da equipe Ferrari de F1) sugeriu ao amigo Rubens Barrichello que ele encerrasse a sua carreira na categoria neste próximo domingo, 27 de novembro, data do GP Brasil, último da temporada. Massa disse numa recente entrevista: “Não consigo vê-lo atrás de patrocínios para continuar correndo…”

Falando nisso – Não perca a corrida de Interlagos que deverá ser das melhores, apesar do título já ter sido definido há 4 provas, ficando com o alemão Sebastian Vettel. Briga boa será pelo vice-campeonato, principalmente entre Jenson Button e Fernando Alonso.

Sem noção – A Lamborghini começou a importar o modelo Aventador para o Brasil. Acredite: mesmo custando R$ 2,8 milhões, a máquina ítalo-germânica (pois hoje tem motor Audi) já tem fila de espera para quem quiser comprar. Substituto do Murciélago, o Aventador custa o equivalente a mais ou menos 120 carros populares

Momento de inércia polar – Uma frase filosófica: “O amor é a gasolina da vida: custa caro, acaba rápido e pode ser substituído por álcool”

Gente – Norbert Reithofer, eleito “Executivo do Ano” pela conceituada revista Manager. Jurados especializados elegeram o diretor do Grupo BMW por ele ter conseguido elevar essa marca alemã ao patamar de fabricante ´Premium´ de grande sucesso global, adotando medidas de sustentabilidade e consciência ambiental.