Desde 2010

buru-rodas

GPS – Curtas quentinhas 8

Força – Gostas da Ranger? Então confira um vídeo dessa nova picape da Ford arrastando uma locomotiva: O link é do You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=jifReYvzGzc

Curtíssimas pelo mundo – Suzuki opta por motor 1.6 diesel Fiat Powertrain para equipar um novo veículo. //// Toyota deve aumentar produção em 40% para atender a demanda indiana. //// Ford expande sua produção de motores de caminhão na África do Sul. //// Tsunami japonês deve atrasar lançamento do Honda New Civic 2012 no Brasil. //// Plano “Power Nissan 88? fará marca nipônica crescer nos próximos 6 anos.

Descaso 1 – Confesso que não me sinto feliz em abrir a boca aqui nesse espaço para escancarar as mazelas da amada Alagoas, mas… é impossível ficar calado. Uma terra que se propõe em ao menos manter o mínimo de vocação e aproveitamento turístico em funcionamento, não pode ter estradas tão miseráveis. Aventurei-me num encontro familiar pelo litoral norte. Deslocar-se à noite (como fiz) entre Maceió e Barra de Santo Antônio é meio suicídio. Não vá. Não há placas sinalizadoras, a iluminação é precária, há muitos (muitíssimos!) buracos, inúmeros quebra-molas e o mato está invadindo o acostamento. Isso é uma vergonha tamanho GG, brincadeira de mau gosto à quem paga impostos. Típica armadilha “espanta turista” que vem, encontra uma paisagem incrível, mas a moldura do quadro… é a assinatura do descaso. Tenha cuidado com a perigosa AL 101 norte.

Descaso 2 – Todo mundo vê, sabe e ignora. Virou moda em Alagoas: jovens em “fim de festa” (ainda existe esse termo?) após as “baladas” encostam seus carros em postos de gasolina (principalmente na Ponta-Verde, Pajuçara e Jatiúca) para encher a cara de cerveja, fumar e escutar música brega. Nada contra a quem quer destruir os pulmões e os ouvidos, mas essa é mais uma febre Caeté que não respeita a lei. Dirigir depois de beber (ou enquanto se bebe!) é crime sujeito à multa e prisão.

Ninguém merece – Alagoas não está bem. Nos últimos anos assiste-se a um empaque cultural nesse Estado. Pesquisa internacional: um jovem argentino entre 18 e 25 anos lê, em média, 1,2 livros por mês. No Brasil… esqueça. Ainda há uma “Argentina” inteira (cerca de 35 milhões) de analfabetos crus, sem contar os analfabetos funcionais que sabem ler, mas não conseguem interpretar uma linha sequer. Na mesma faixa etária, um brasileiro não lê (sequer) 1 livro ao ano!

E o pior – Os mesmos pais que não fiscalizam seus filhos enchendo a cara de álcool para depois saírem por aí dirigindo carros, fazem vista grossa nos boletins escolares das crias ineptas por pena ou, simplesmente pra se livrar do peso que ocorre no esforço por uma boa educação.

É o país – Do voto comprado, da Justiça lenta, do desperdício de dinheiro público, da corrupção, da cultura do “jeitinho”, do chegar atrasado e agora, do trânsito bêbado. Uma vergonha. E há quem fale mal do Rio de Janeiro, mas a capital fluminense é a cidade que mais exige teste do bafômetro em ´blitzes´. Isso aqui acabou em Alagoas. Aliás: alguém daqui já fez (ou viu) algum teste do bafômetro em Maceió?

Prêmio – A Marcopolo conquistou o Prêmio Exportação RS, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria “Trajetória Exportadora Master”. A empresa será agraciada pelo crescente fornecimento para o mercado externo, como o realizado no ano passado para a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. Em sua 39º edição, o Prêmio Exportação RS destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as práticas empresariais em busca do crescimento econômico nacional.