Desde 2010

buru-rodas

5G: Audi e Ericsson querem criar fábricas sem fios

26_ae 5g (1)

A alemã Audi e empresa sueca Ericsson estão realizando uma interessante parceria na área tecnológica, em especial no universo da comunicação “5G”. O objetivo é criar um ambiente similar ao de uma linha de montagem automotiva para diminuir ao máximo e até tentar eliminar todos os fios desse setor de produção.

Especialistas dessas duas gigantes farão ensaios práticos no centro técnico ´Audi Production Lab´ em Gaimersheim (Alemanha), recriando um ambiente de produção que espelha as fábricas da Audi em vários lugares do mundo, instalando, dessa maneira, uma infraestrutura totalmente inovadora e que recorre ao 5G como fonte principal de comunicação.

26_ae 5g (3)

Imagina-se, com muita assertividade, que o uso do 5G ampliará muito o desempenho atual das redes de internet, instigando a descoberta de novas aplicações e melhoramentos para outras já existentes, como os celulares, comunicação entre veículos autônomos, funcionamento de fábricas, controle de espaço aéreo, dentre outras coisas que serão beneficiadas com taxas de transferência de dados muito mais rápidas, além de uma capacidade maior de rede, mais segurança e facilidade de conexão.

Segundo a Audi, a primeira fase desse projeto será um teste com robôs que – montados numa linha de produção totalmente sem fios – deverão executar serviços de colagens em carrocerias. A Ericsson já executa alguns programas industriais ´5G´ em diversos lugares do mundo, ajudando a indústria a aumentar a produtividade e também a criar novas oportunidades de negócio por intermédio de suas invenções. (Fotos: divulgação Audi) 

26_ae 5g (5)