Desde 2010

buru-rodas

Audi agora oferece o RS-5 na versão Sportback

 

30_a rs5s (1)

A Audi escolheu o Salão Internacional do Automóvel de New York – evento que ocorre entre 28 de março e 9 de abril – para lançar o seu mais recente modelo, o RS-5 na versão Sportback. É a primeira vez que essa carroceria é disponibilizada na família RS-5. A fusão da esportividade já conhecida do RS-5 cupê com essa bela carroceria do A5, culminou numa interessante equação para quem deseja um pouco mais de espaço, mas não quer optar pela compra de uma perua (station wagon).

30_a rs5s (2)

Design >> O novo esportivo tem o estilo um pouco diferenciado dos demais carros da linha. As caixas de rodas, por exemplo, são mais largas em 15 milímetros. Os outros detalhes de design externo são bem comuns à linha RS: grade frontal muito ampla, entradas de ar com acabamento no estilo ´colmeia´, além de spoiler dianteiro feito em alumínio fosco com o logotipo ´Quattro´, que identifica a tração integral do veículo. O sistema de escapamento tem as saídas ovais e as rodas de série são de 19 polegadas, mas o carro pode vir com aro 20” opcionalmente.

30_a rs5s (3)

Novo trem de força >> A Audi inaugura com o RS-5 Sportback o seu novo motor 2.9/V6 TFSi biturbo. A potência dessa unidade é transferida às quatro rodas por intermédio de um diferencial central administrado por uma transmissão automática Tiptronic de oito marchas. Na maior parte do tempo a força do motor é distribuída assimetricamente entre os eixos na proporção 40% para a dianteira e 60% na traseira. Quando ocorre alguma derrapagem em um dos eixos, a maior parte da potência flui imediatamente para o outro eixo, jogando até 85% da força para o que tiver mais aderência.

30_a rs5s (4)

Força! >> O novo propulsor 2.9/V6 rende respeitáveis 444 hp de potência máxima; e o seu pico de torque atinge 61 kgf.m aos 5.000 rpm. A Audi afirma que o RS-5 Sportback é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, atingindo velocidade máxima limitada eletronicamente em 280 km/h.

30_a rs5s (5) 30_a rs5s (6)

Os dois turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga e, como acontece com todos os novos motores V6 e V8 da Audi, os ´caracóis da alegria´ são montados num ângulo de 90° em relação aos bancos de cilindros. Esse layout permite um design compacto e percursos mais curtos de combustível, com perda mínima de vazão.

30_a rs5s (7)

Outros detalhes >> Como diferenciar o RS-5 Sportback de um S-5 Sportback? A suspensão do RS-5 é 7 mm mais baixa. Alternativamente, a Audi oferece a suspensão esportiva ´RS Plus´, com controle dinâmico de direção, freios com discos de cerâmica e direção ainda mais dinâmica. Por dentro, a máquina também é toda especial: traz bancos esportivos RS em couro com costura em formato de ´favo de mel´, detalhes com apliques de fibra de carbono e painel de instrumentos do tipo ´cockpit virtual´.

30_a rs5s (8)

O porta-malas tem capacidade para 480 litros, mas pode chegar a 1.300 litros com os bancos rebatidos. O novo RS-5 Sportback será oferecido inicialmente aos mercados do Canadá e Estados Unidos. A assessoria de imprensa da Audi Brasil ainda não confirmou a importação do modelo ao Brasil. (Fotos: divulgação Audi) 

30_a rs5s (9)