Desde 2010

buru-rodas

Breaking News: 18 notinhas + 4 links para você se atualizar sobre o setor automotivo!

:::::

NOVO MCLAREN GTS custa R$ 2.900.000 e acelera de 0 a 200 km/h em apenas 8,9 segundos!

https://is.gd/bW4oO7

SETOR DE REPOSIÇÃO: Cummins Meritor apresenta catálogo de peças online

https://is.gd/9ckLfX

AUDI E PORSCHE abrem inscrições do “Projeto Pescar” para a capacitação gratuita de jovens.

https://is.gd/otCmkQ

XIAOMI, fabricante de smartphones e outros aparatos eletrônicos, lança o seu 1º carro elétrico

https://is.gd/TzI2zR

:::::

OS MAIS VENDIDOS: Somente teremos o fechamento completo das vendas do ano agora no início de 2024, mas seguem os 10 veículos mais vendidos do Brasil até o final do mês de novembro. Líder absoluta não somente no segmento de picapes compactas, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil em 2023 com 110.030 unidades até agora.

BRIGA ENTRE HATCHES: Com 93.248 unidades comercializadas nos 11 primeiros meses do ano, o Volkswagen Polo mantém-se firme na segunda posição, seguido de perto pelo Chevrolet Onix, que até agora está com 91.210 unidades. O Hyundai HB20 fecha esse conjunto de modelos queridinhos pelo público nacional em 4º lugar com 79.281 unidades.

VELHOS CONHECIDOS: Na quinta posição vem o Chevrolet Onix Plus com 68.523 unidades, seguido pelo Fiat Mobi (6ª posição com 66.038 unidades) e aí aparece o SUV compacto Volkswagen T-Cross com 64.654 exemplares comercializados.

RANKING APERTADO: Com 61.502 unidades, o Fiat Argo (que já esteve mais bem posicionado na tabela) agora é o 8º nessa acirrada disputa. Na sua cola estão o Chevrolet Tracker (59.884 unidades) e o sempre presente Hyundai Creta com 57.247 exemplares. Muito provavelmente não haverá alteração nesta tabela até o encerramento do ano.

ASSUSTADOR: De acordo com os dados da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), as condições da frota de automóveis em circulação no Brasil, inclusive veículos de transporte de passageiros como ônibus e vans, não estão nada bem. Mais de 30% dos veículos que passaram por algum tipo de alteração em sua estrutura não poderiam estar em circulação. Quase metade (47,5%) apresentam problemas com relação à sinalização (luzes e faróis) e 30,1% estão com defeitos ou irregularidades em equipamentos obrigatórios, como os cintos de segurança, pneus e freios.

TESTE PESADO: BMW Motorrad colocou a sua nova motocicleta R 1300 GS em duro desafio na América do Sul, que foi alcançar o pico ´Ojos del Salado´, aonde fica localizado o vulcão ativo mais alto do mundo, no Chile. São mais de 6.000 metros de altura percorridos em pisos difíceis. A máquina equipada com pneus Metzeler Karoo 4 cumpriu a tarefa em 19 horas e 22 minutos!

PRORROGAÇÃO: A edição de ontem (27/12) do Diário Oficial da União traz a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 271, de 26 de dezembro de 2023, a qual prorroga por 12 meses o prazo para retirada de habilitação de candidatos que não conseguiram concluir o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos. A norma é assinada pelo presidente do Conselho e ministro dos Transportes, Renan Filho. A íntegra da deliberação pode ser conferida neste link: https://is.gd/VWD4hn

CINQUENTÃO: Lançado em 1974, o Volkswagen Golf completará 50 anos em 2024. Veículo de maior sucesso dessa marca alemã, o Golf está na sua 8ª geração e já teve mais de 37 milhões de unidades comercializadas. O ´novo´ Golf (ano/modelo 2024) será apresentado no final de janeiro do ano que vem.

RECALL: Honda Motor e Toyota farão recall gigante no mercado dos Estados Unidos. Honda terá que substituir bomba de combustível defeituosa de aproximadamente 2,5 milhões de veículos e Toyota precisará substituir 1 milhão de airbags com defeito.

ELÉTRICOS PESADOS: Volvo Trucks entregou os 8 primeiros caminhões elétricos pesados ??para os seus clientes no Brasil, Chile e Uruguai. São as primeiras vendas da Volvo desse tipo para a América do Sul. O Brasil é um mercado importantíssimo para a Volvo Trucks na região. No ano passado, por exemplo, a marca sueca comercializou 26.159 caminhões por aqui.

AUTONOMIA: Sedã chinês 100% elétrico NIO ET7, conseguiu feito impressionante ao rodar durante 14 horas, atingindo 1.044 km de autonomia com uma única carga em sua bateria! Ao volante estava o fundador e CEO da Nio, William Li. O modelo usa uma bateria Ultra Long Range de 150 kWh.

SINALIZAÇÃO: Mercedes-Benz recebeu permissão para utilizar luzes na cor ´turquesa´ nos faróis, lanternas e retrovisores dos seus veículos que ofereçam possibilidade de condução autônoma. A novidade agradou nos EUA, pois os pedestres afirmaram gostar de saber que determinado veículo pode estar rodando sem o auxílio humano.

INFRAESTRUTURA: Setor da construção civil começa a se adaptar à nova realidade dos veículos elétricos, oferecendo, não somente em projetos habitacionais, mas no segmento comercial (hoteis, supermercados, shoppings, hospitais etc..) instalação adequada e capaz de atender à demanda que cresce a cada dia.

INVESTIGAÇÃO: Marca japonesa Daihatsu (subsidiária da poderosa Toyota) está sendo investigada pelo Ministério dos Transportes daquele país num processo que envolve a manipulação de testes de segurança em seus veículos desde 1989!

MAIS: O escândalo representa um golpe difícil para a renomada Toyota, que, recentemente também teve problemas na sua subsidiária de fabricação de caminhões Hino Motors, que foi descoberta em 2022 trapaceando testes de emissões e eficiência de combustível por, pelo menos, 20 anos.

HOT WHEELS: A Ri Happy e PBKIDS realizam neste sábado (30/12), a abertura de caixas da Hot Wheels em suas lojas de todo o Brasil. Quais os modelos estarão nas caixas será uma surpresa, mas pode ser a oportunidade de encontrar aquele que falta na sua coleção ou descobrir alguma raridade. Além disso, entre os dias 29 e 31 de dezembro, os clientes que comprarem três carrinhos Hot Wheels Básicos Mattel terão desconto e pagarão somente dois.

LANÇAMENTO: A Raízen Lubrificantes, empresa licenciada da marca Shell, lança o novo lubrificante Shell Helix Ultra Professional AG 0W-20 Dexos 1 gen 3, direcionado para frota leve. Segundo o fabricante, o Shell Helix Ultra Professional AG 0W-20 Dexos 1 Gen 3 proporciona maior economia de combustível e baixo consumo de óleo para um maior intervalo entre as trocas.

GENTE: Kia Motors escolheu o executivo Marc Hedrich para o cargo de Presidente e CEO da marca na Europa. A partir de 1º de janeiro de 2024, Hedrich assumirá a cadeira, substituindo Won Jeong Jeong, que ocupou a posição nos últimos quatro anos.

CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> Há muitas coisas na vida mais importantes que o dinheiro. Mas custam um dinheirão! (Groucho Marx)

Siga o nosso Instagram:  @acelerandoporai.com.br