Desde 2010

buru-rodas

Breaking News: 18 notinhas + 6 links para você se atualizar sobre o setor automotivo!

:::::

COM SISTEMA HÍBRIDO ´plug-in´, novo Mercedes-Benz SL63 S AMG E Performance entrega 816 cv de força máxima!

https://is.gd/6kUkvF

COM CRESCIMENTO bem acima da média, norte-americana Tesla domina com folga o mercado de veículos de luxo.

https://is.gd/pPo4vr

HYUNDAI apresentará sua visão sobre ´hidrogênio e software´ para além da mobilidade na CES 2024

https://is.gd/SYslm3

BMW fará mais de 15 lançamentos no mercado brasileiro em 2024.

https://is.gd/hRxPbG

VOLVO GROUP aumenta a eficiência com uso de inteligência artificial da Microsoft.

https://is.gd/T68h07

KIA ANUNCIARÁ visão futura de ´PBV´ e linha de modelos na CES 2024 em Las Vegas (EUA)

https://is.gd/UHOTt7

::::::

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Mercedes-Benz apresentará na CES 2024 (maior feira de tecnologia do mundo, 9-12 de janeiro em Las Vegas/EUA) o seu novo sistema de infoentretenimento ´MBUX Virtual Assistant´ com tecnologia de IA. Ola Källenius (CEO da Mercedes-Benz), declarou que, com esse lançamento, a marca alemã “está reinventando a experiência digital, elevando a relação motorista-carro para uma nova dimensão”.

DIA DO MECÂNICO: Ontem, dia 20 de dezembro, foi comemorado o ´Dia do Mecânico´. Segundo o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), o Brasil possui quase 69 mil oficinas de reparo especializadas em automóveis! Esses estabelecimentos movimentam pouco mais de R$ 70 bilhões por ano.

BEM NA ´FITA´: Renault do Brasil está bem colocada no ranking do ´Reclame AQUI´. Alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o selo RA1000, reputação máxima na plataforma, reconhecendo as empresas que possuem excelentes índices de atendimento.

REAPROVEITAMENTO: O Instituto Combustível Legal (ICL), através da ´Lei do perdimento´, fez uma doação de 1,2 milhão de litros de combustível ao Estado do Rio de Janeiro. O combustível (com fraudes fiscais e proveniente de apreensões realizadas pelos órgãos de fiscalização do Estado) no valor de R$ 6 milhões será destinado à Polícia Militar e ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro.

4 MILHÕES: Francesa Renault celebra a fabricação de 4 milhões de unidades do Kangoo, espécie de van compacta de alta versatilidade e muitas possibilidades de configuração. O modelo, que oferece, inclusive, uma versão 100% elétrica, é fabricado em Maubeuge (França) e o seu nome foi inspirado no ´canguru´.

NÚMEROS: As vendas globais de veículos automotores vão atingir a incrível marca de 90 milhões de unidades em 2023! O número é impressionante e representa um aumento de quase 10% em relação a 2022. O recorde, no entanto, é de 2017, quando o mundo consumiu 95 milhões de carros zero-quilômetro.

NA CHINA: A marca que mais cresceu no mercado chinês foi a BYD Auto. Nos 9 primeiros meses de 2023 a BYD vendeu pouco mais de 2 milhões de unidades somente naquele mercado, apontando um crescimento de quase 80% em relação a 2022! Em setembro último a BYD conseguiu desbancar a VW e a Toyota em vendas.

DESCE: As vendas totais de pneus registraram queda de 6,1% em novembro em comparação com o mês anterior,?saindo de 4,36 milhões para 4,09 milhões de unidades vendidas no período. No acumulado dos 11 primeiros meses do ano houve queda de 8,7%, no comparativo com o mesmo período de 2022. Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

RECONHECIMENTO: A Hyundai Motor Brasil conquistou, pelo 2º ano consecutivo, o Selo PCN Empresa Responsável, concedido pelo Organismo de Certificação de Produtos do Brasil, aprovado pelo Inmetro. Em 2022, a empresa foi reconhecida com o certificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Nível Ouro após auditoria conduzida na fábrica em Piracicaba (SP), ao atender 98% dos requisitos do programa.

CANUDO: A Mercedes-Benz do Brasil realizou recentemente a cerimônia de formatura de 37 jovens pela 9ª edição do programa “Estrelas do Amanhã”, iniciativa que visa desenvolver e preparar profissionalmente os aprendizes para o mercado de trabalho, ação que faz parte do pilar Social da estratégia ESG da companhia. Já são cerca de 270 jovens formados em nove anos desse programa que é desenvolvido em parceria com o Senai.

MARCO: Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) comemora a produção de 1.150.000 veículos ao longo de sua história. A marca também celebra em 2023 os 30 anos da família de ônibus Volksbus, a apresentação do primeiro protótipo de ônibus elétrico e-Volksbus e o aniversário de três anos da linha de cavalos mecânicos Meteor.

ELÉTRICOS: A gigante alemã ZF divulga que já produziu mais de três milhões de motores elétricos. A empresa cobre um amplo leque de eletrificação de veículos, desde carros de passeio movidos exclusivamente a eletricidade e híbridos plug-in até acionamentos elétricos para veículos comerciais.

GUERRA: Hyundai Motor anunciou que encerrará as suas atividades de fabricação de veículos na Rússia. Venderá a sua fábrica em São Petersburgo para a empresa Art-Finance, mas deverá continuar a prestar serviços de pós-vendas aos seus clientes naquele país.

AUTONOMIA: Mercedes-Benz recebeu aprovação para a licença de testes de estrada rodoviária com seus carros autônomos de nível 3 em Pequim (China). Após conseguir a mesma licença na Alemanha e Estados Unidos, marca alemã celebra essa nova conquista dentro do maior mercado automotivo do mundo.

DESAFIO: O britânico Jenson Button confirmou sua inscrição no Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC de 2024 para competir toda a temporada pela Hertz Team JOTA pilotando um Porsche 963. O campeão mundial de Fórmula 1 de 2009 correrá com o carro número 38 na categoria Hypercar, a principal do WEC, dividindo o cockpit com o compatriota Phil Hanson e o dinamarquês Oliver Rasmussen.

IMPERDÍVEL: Se você gosta de carros antigos, não perca o ´Concorso d’Eleganza Villa d’Este´, uma das mais incríveis e charmosas exposições de veículos clássicos do mundo. Esse evento italiano às margens do Lago de Como (em Cernobbio) é sensacional em vários aspectos, pois reúne máquinas espetaculares desde 1929. A próxima edição acontecerá entre 24 e 26 de maio de 2024.

AGENDA: Se você gosta de ficar atualizado em todos os níveis de tecnologia existentes na atualidade, de games, computadores, celulares, até veículos voadores, não perca a CES 2024, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre anualmente em Las Vegas (EUA). A próxima edição acontecerá entre 9 e 12 de janeiro.

GENTE: Mudanças de gestão na Rolls-Royce Motor Cars, marca inglesa de propriedade da BMW. Hans Wolf se aposentará do cargo de ´Diretor de Fabricação´, concluindo uma carreira de 46 anos no BMW Group. Ele será sucedido por Gunther Böhner, que liderará os planos de expansão e novas capacidades de fabricação da marca a partir de 1º de janeiro de 2024.

CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> Todo santo tem um passado. Todo pecador tem um futuro. (Oscar Wilde)

Siga o nosso Instagram:  @acelerandoporai.com.br