Seguramente, se aqui você nos acompanha com frequência, já conhece a linha bZ4X da Toyota. Agora, a marca nipônica adicionou à essa família a bZ4X Touring, versão totalmente elétrica desse ´ex-SUV´ que nesse instante passa a ser apresentado como uma station wagon ou ´perua´.
Como se pode perceber pelo apelo off-road externo – com proteções emborrachadas nos arcos dos para-lamas e barras de teto – o modelo tem vocação para encarar percursos fora de estrada, atendendo às demandas de um estilo de vida ativo e que englobe a presença da família.
O novo Toyota bZ4X Touring é 14 cm mais longo e 20 cm mais alto do que o Bz4X tradicional. Segundo as informações técnicas fornecidas pelo fabricante, o porta-malas agora comporta 600 litros (148 litros a mais). E esse espaço para bagagens pode ser ampliado ao se rebater os assentos traseiros.
O modelo sairá com opções de tração apenas na dianteira ou integral (4X4). Ambos são equipados com uma bateria de íons de lítio de 74,7 kWh (capacidade bruta). A potência máxima para o modelo de tração dianteira é de 165 kW (224 cv) e para o bZ4X Touring com tração integral é de 280 kW (380 hp). Esses dados o tornam o Toyota 100% elétrico mais potente do mercado. Assim como todos os novos veículos elétricos da Toyota, o bZ4X Touring contará com bateria de longa duração, com enorme garantia de 10 ou um milhão de quilômetros rodados.
No interior, a cabine apresenta um novo design semelhante ao do novo bZ4X: um inédito console central para facilitar o uso de dispositivos digitais e um painel de instrumentos com tela multimídia de 14 polegadas de série. O acabamento interno inclui uma nova cor de estofamento City Moss.
O sistema multimídia oferece uma função de navegação que auxilia o motorista a escolher uma rota e pontos de carregamento com base no estado de carga da bateria do carro e na autonomia restante. Os preços somente serão divulgados no ano que vem, quando o modelo entrará em produção. (Fotos: divulgação Toyota / Instagram: @acelerandoporai.com.br)