buru-rodas

C5 X: a nova aposta da Citroën no segmento de carros grandes

A Citroën – marca pertencente ao conglomerado Stellantis – apresentou o “C5 X”, seu mais novo veículo. O modelo, na opinião da empresa francesa, representa “a síntese entre a elegância de um sedã, o dinamismo de uma station wagon e a posição elevada de um SUV”. De fato, o estilo do C5 X reúne um pouco disso tudo.

O foco, certamente, será nos clientes que apreciam veículos de grande porte e que gostam de viajar, já que todos os atributos do novo carro convergem para o conforto absoluto ao rodar. Com versões somente a gasolina e outra híbrida plug-in (que necessita de recarga elétrica), o luxuoso carro francês também chega com um respeitável pacote tecnológico.

Dentre eles, o sistema de suspensão ativa “Citroën Advanced Comfort”, que faz sua estreia mundial no C5 X. Tradicionalmente a Citroën sempre ofereceu veículos com suspensões macias e altamente estáveis em curva. Isso é uma característica tão marcante que a fabricante jamais se descuidou do assunto. Nesse caso, a sensação de se andar num “tapete voador” continua viva.

A Citroën enfatiza, também, o alto padrão de acabamento e o conforto dos bancos “Advanced Comfort”, extremamente macios e ergonômicos, e certamente adequados para longas viagens. O pacote oferece, ainda, ajuste automático da suspensão (Progressive Hydraulic Cushions), Extended Head Up Display (com projeção colorida em grande escala no para-brisa) e também nível 2 de condução autônoma, com piloto automático adaptativo e controle de manutenção de faixa.

No mais…, muito requinte interno e diversas soluções que priorizam o bem-estar a bordo. No C5 X é possível acoplar aparelhos em 4 entradas USB, recarregar celular por indução (sem fio) e desfrutar de um teto e janelas panorâmicas em quase 360 graus. A nova interface de infoentretenimento apresenta uma grande tela sensível central de 12 polegadas de alta definição, reconhecimento de voz natural e uma tela personalizável com widgets, como num tablet.

Em sua versão híbrida plug-in, o novo C5 X entrega 225 cv de força e oferece a possibilidade de deslocamento em modo puramente elétrico por até 50 km em velocidades de até 135 km/h. Suas medidas são essas: comprimento (4.805 mm), largura (1.865 mm), altura (1.485 mm) e distância entre-eixos de 2.785 mm. O porta-malas (com abertura automática) comporta um volume de carga de 545 litros.

Internamente, a Citroën diz que o modelo mais se parece com um longe, pelo seu requinte com escolha de materiais de bom gosto. O C5 X, de fato, é uma aposta firme da Citroën no segmento de carros grandes de luxo. A Citroën diz que ele estará à venda na Europa no final de 2021, mas não confirma a chegada do modelo ao Brasil e nem se ele terá uma versão 100% elétrica. (Divulgação: Citroën / Instagram: @acelerandoporai.com.br)