Catalisador é um item essencial para o cumprimento do Proconve L8, que começará a vigorar em 2025

A partir do ano que vem, entrará em vigor a primeira fase do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores Leves 8) com normas de emissões ainda mais criteriosas. Para atender à essa etapa da legislação, o catalisador automotivo, presente nos veículos vendidos no Brasil desde o final da década de ´1990, será um importante aliado na diminuição dos gases poluentes.

O catalisador automotivo está inserido numa peça metálica conhecida como conversor catalítico. “A parte interna do catalisador, suportado em um substrato cerâmico ou metálico, é composta por um revestimento de óxidos e metais nobres, como platina, paládio e ródio. Quando os gases produzidos durante a queima do combustível entram em contato com esses metais, reações químicas acontecem, transformando-os em gases inofensivos e água, que são lançados na atmosfera pelo escapamento. Esse número de conversão pode chegar até 98%”, explica Miguel Zoca, gerente sênior de aplicação do produto da unidade de catálise da Umicore no Brasil. O especialista afirma que, com a chegada do PL8, a média de emissões dos carros comercializados no país pelos fabricantes individualmente deverá ser de até 50 mg/km de NMOG (gases orgânicos não metanos) + NOx (óxidos de nitrogênio), 4mg/km de PM (material particulado), 600 mg/km de CO (monóxido de carbono) e 10 mg/km de aldeídos.

Para auxiliar as montadoras no cumprimento dessas exigências, a Umicore, uma das maiores fabricantes de catalisadores do mundo, trouxe mudanças na tecnologia do catalisador. “Neste componente, novas tecnologias de washcoat (mistura de óxidos de alumínio, zircônio e terras raras) foram implementadas e cargas de metais preciosos foram otimizadas”, conta Zoca. “Em alguns casos, um catalisador extra é acoplado nos veículos”. A legislação também exige um esforço conjunto entre as montadoras e seus fornecedores para desenvolver produtos que atinjam os resultados desejados. Neste quesito, a Umicore e os seus clientes trabalharam juntos, utilizando o Centro Tecnológico de Emissões Veiculares da empresa, para que cada especificidade fosse atendida corretamente e a conversão correta das emissões fosse garantida e comprovada. A segunda fase do PL8 terá início em 2027 e a terceira, em 2029. (Foto: divulgação Umicore / Texto: Comunicação Corporativa Umicore e Grupo Printer Comunicação com Amanda Caires e Eduardo Sanches)