Poucos carros antigos são tão elegantes e belos quanto um Mercedes-Benz 540K. Seu desenho impactante e a boa formatação aerodinâmica impressionam desde 1936, ano do seu lançamento. Numa das vezes em que tive o prazer de frequentar o evento ´Pebble Beach Concours D´Elegance´ (melhor encontro de carros antigos do mundo que ocorre anualmente na Califórnia, EUA), presenciei a força do 540K ´in loco´, pela atenção que chamava mesmo rodeado de outros modelos raros e não menos especiais.
Começo >> Somente em 1926, a partir da fusão de duas poderosas marcas automotivas, que surgiu a empresa Mercedes-Benz. Um dos objetivos da nova corporação alemã foi criar um esquema de produção de veículos em massa, logicamente, visando maior lucro, no entanto, a MB manteve viva a aura de exclusividade, continuando a aceitar as exigentes encomendas dos clientes mais ricos da Europa e Estados Unidos, que queriam, antes de tudo, muito desempenho e ótima qualidade construtiva em seus carros.
Série 500 >> Um dos expoentes mais significativos dessa época (entre 1934 e 1936) foi o Mercedes-Benz 500, que representava o píncaro da perfeição automotiva, quer fosse em desenho da carroceria ou composição mecânica. Não se imaginava, no entanto, que o MB 500 fosse superado, mas isso aconteceu justamente durante os anos de 1936 a 1939, período curto, mas inesquecível para a marca pelo sucesso do novíssimo 540 K. O “K” da história indicava a existência de um Kompressor, artefato que enchia os pulmões dos 8 cilindros do esportivo, ampliando a sua potência de 115 cv (geração anterior) para 180 hp, atendendo dessa maneira as aspirações dos admiradores abastados desse clássico teutônico.
Construção >> O 540K era praticamente todo feito à mão, detalhe que já o elevava à condição de joia motorizada. Somente construído por encomenda, esse charmosíssimo cabriolet entrava na linha de produção seguindo um planejamento detalhado dos desejos do comprador. Os mimos passavam por cores (e tipos) diferenciados de carrocerias, detalhes das costuras na lona da capota e bancos, material usado no acabamento interno, adoção (ou retirada) de frisos, etc… O caráter técnico dava-se da seguinte forma: chassi longo, motor de 8 cilindros em linha e 5.401 cm³, câmbio de 4 marchas manual (ou 5 velocidades, opcional) e suspensão independente nas 4 rodas. O conjunto muito refinado doava ao carro um rodar de extrema suavidade para a sua época.
Estilo >> Esse modelo deixou o seu rastro na história justamente pela beleza de suas linhas e pelo ótimo conjunto propulsor: potente, confiável e silencioso. Como a procura pela exclusividade era grande, as encomendas geraram vários tipos de carroceria, daí o 540K foi vestido de muitas maneiras, como por exemplo, cabriolet de dois lugares, cupê (4 lugares) e até uma limusine para 7 pessoas. O mais famoso de todos os 540K fabricados foi o ´Spezial Roadster´ idealizado pelo designer Hermann Ahrens e posteriormente também construído pela Karrosserie Sindelfingen, empresa da própria Mercedes.
Curiosidades >> Há quem jure que o empresário Jean Bugatti (filho de Ettore), ficou tão maravilhado ao conhecer o Mercedes-Benz 540K, que criou o Bugatti Type 56 Atlantic inspirado nas linhas desse carro alemão. // O 540K acelerava de 0 a 100 km/h em 15 segundos e atingia velocidade final de 186 km/h // Entre 1936 e 1939 somente foram fabricadas 419 unidades e um exemplar desses pode valer quase US$ 10 milhões! (Fonte: Ed.LaFonte / Fotos: divulgação)