A chinesa Geely – detentora da marca Volvo Cars – continua firme e investindo pesado na modernização da sua linha. O SUV premium XC90, maior utilitário esportivo do portfólio, na sua configuração ano/modelo 2025, ganhou algumas reestilizações, principalmente na parte interna.
O modelo segue acompanhando o estilo atual da marca de origem sueca, e se aproxima visualmente dos SUVs elétricos EX30 e EX90, já que a grade, para-choques, entradas de ar e grupos ópticos foram modificados. Os faróis dianteiros, por exemplo, mantêm o formato de ´martelo de Thor´, mas estão mais finos. As lanternas traseiras foram escurecidas, mas continuam bem parecidas com as do Volvo XC90 atual, só que elas receberam uma nova identidade luminosa. Interessante: a Volvo não incluiu nesse carro aquela barra de LEDs traseira que atravessa toda a tampa do porta-malas, detalhe bem comum nos SUVs da atualidade.
A partir de agora o XC90 não mais será ofertado com motorização a óleo diesel, portanto, somente é disponibilizado com motores a gasolina, no entanto, todas as versões estão eletrificadas. Os degraus de entrada e intermediário vêm com motor 2.0 turbo com 4 cilindros e com um sistema auxiliar micro-híbrido de 48V. Segundo os dados técnicos divulgados pelo fabricante, nesses casos, a potência começa em 246 indo até 414 hp.
A versão mais cara da família XC90 tem um conjunto híbrido plugável ou seja, necessita de recarga em rede elétrica para disponibilizar o seu funcionamento pleno. Nesse caso o trem de força também vem com um motor 2.0 turbo com 305 hp, mas associado a ele há uma unidade elétrica com mais 143 hp. A Volvo atesta que essa configuração consegue entregar até 70 km de autonomia no modo 100% elétrico.
O elegante SUV XC90 teve a arquitetura interna bem otimizada: ganhou novo porta-copos, bandeja de recarga de celular por indução, além do uso de materiais que, segundo a Volvo, são oriundos de reciclagem. A nova central multimídia mede 11,2”, mas, opcionalmente, pode vir com 14,5”. Saídas do sistema de ar-condicionado, padronagem de bancos e muitos itens de acabamento foram melhorados no veículo, tudo mantendo o característico aspecto minimalista, tão familiar nos produtos Volvo.
O modelo continua sendo ofertado com opções de 5 ou 7 lugares e, no quesito tecnológico, manteve o mesmo alto padrão de sempre, com sistema de detecção de pedestres e obstáculos, frenagem autônoma, alerta e controle de correção de saída de faixa, além de recursos de condução semiautônoma. Com tração integral, o Volvo XC90 também é habilitado para o uso off-road.
O fabricante anunciou que o modelo somente estará disponível à venda no mercado norte-americano, por exemplo, em 2025, daí, presume-se que ele também só chegará ao Brasil no ano que vem.
Com um alcance total de mais de 800 km (segundo dados do fabricante), estima-se que o Volvo XC90 deverá ser ofertado no Brasil com tabela de preços a partir de R$ 600.000. (Imagens: divulgação Volvo Cars / Os direitos autorais de divulgação de imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Volvo Cars / Instagram: @acelerandoporai.com.br)