buru-rodas

Conheça todos os detalhes do novíssimo Mercedes-Benz Classe C 2021

Modelo mais popular da Mercedes-Benz, o Classe C continua sendo considerado a “porta de entrada” para essa famosa marca alemã de veículos, mesmo a empresa ofertando outras opções mais em conta do que esse. A grande atração da nova geração desse carro – que sai com carroceria sedã e station wagon – é que, a partir de agora, a família ´C´ somente virá com motorização de 4 cilindros associada a um conjunto extra eletrificado, ou seja, o portfólio ´C´ (ano 2021/22) só terá modelos híbridos plug-in ou híbridos moderados com tecnologia de 48 volts e gerador de partida integrado. Mesmo na configuração AMG, a mais esportiva de todas, os motores V6 e V8 movidos puramente a gasolina, não mais estarão disponíveis.

Fica evidente que essa mudança radical ocorreu em nome da eficiência energética. O Classe C continua com uma performance aceitável, só que mais econômico, além de menos poluente. Segundo o fabricante germânico, devido ao novo sistema de bateria de alta eficiência, ele atinge um alcance elétrico de 100 quilômetros (ciclo WLTP) na sua versão híbrida plug-in. Outros refinamentos técnicos incluem recursos opcionais, como o ´Digital Light´ e eixo traseiro direcional.

Em termos de design, o novo Mercedes-Benz Classe C ganhou traços mais dinâmicos. O capô mais esportivo com cinco proeminências, acentua uma impressão de velocidade na carroceria. Perceba como ele está mais bonito e parecido com o Classe A200 na parte frontal.

O para-brisa e a célula do passageiro foram reposicionados para a parte traseira, revitalizando as proporções clássicas conhecidas na indústria automotiva como ´design com cabina para trás´. A icônica estrela vertical de três pontas dentro de um círculo emergindo do capô (símbolo que ajudou a marca a tornar-se mundialmente famosa), sai de cena no novo Classe C. Em seu lugar, permanece uma “chancela” com a mesma estrela adornada com louros nos lados e mais outra (enorme) no meio da grade.

Quando vistas de lado, as superfícies esculpidas do novo Classe C, criam efeitos de luz únicos. Por outra óptica, os designers reduziram as linhas ao mínimo, o que acentua ainda mais a chamada ´referência de passarela´ ou ´linha dos ombros´. No novo Classe C, a linha de teto progressiva em combinação com o vidro traseiro inclinado, adiciona um toque esportivo sem comprometer a funcionalidade. Outras características que produzem uma aparência esportiva superior, são as rodas de 17 a 19 polegadas em desenhos modernos.

Por dentro, o painel é dividido em uma seção superior e uma inferior. Uma delas, em forma de asa com novas aberturas redondas achatadas, lembra nacelas aeronáuticas. O foco do motorista aumenta a esportividade: o painel e a tela central são ligeiramente inclinados em seis graus em direção ao condutor.

A área do ´driver´ possui uma tela LCD de alta resolução. É um ambiente bem autônomo e parece flutuar na frente do perfil da asa e da extensão da guarnição. Isso diferencia o monitor do motorista dos cockpits tradicionais com mostradores redondos clássicos. Os clientes podem escolher entre uma versão de 10,25 polegadas (26,0 cm) ou 12,3 polegadas (31,2 cm). Perceba, também, a similaridade interna da nova Classe C com a luxuosíssima Classe CLS.

O visor do motorista e o visor de mídia oferecem uma experiência holística e estética. A aparência das telas pode ser individualizada com três estilos de exibição (discreto, esportivo e clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço). Em ´Sporty´, por exemplo, a cor vermelha é predominante e o conta-giros central tem um design dinâmico. Se qualquer uma das linhas for selecionada, a nova Classe C está equipada com iluminação ambiente com fibras ópticas como padrão.

Graças à eletrificação sistemática e redução inteligente, a nova Classe C estabelece novos padrões de eficiência. A gama de motores possui apenas unidades de 4 cilindros da atual Família de Propulsores Modulares (FAME) da Mercedes-Benz. Além do turbocompressor, os motores a diesel e a gasolina agora têm um gerador de partida integrado (ISG) para assistência inteligente em baixas rotações do motor como um híbrido moderado de segunda geração. Isso garante um excelente fornecimento de energia.

O ISG usa um sistema elétrico de bordo de 48 volts que garante funções como deslizamento, impulso ou recuperação de energia e possibilita uma economia significativa de combustível. Como resultado, os motores também dão partida muito rápida e confortável, de modo que a função start/stop é quase tão imperceptível para o motorista quanto a transição de deslizar com o motor desligado para forte aceleração com a potência do motor. Em marcha lenta, a interação inteligente entre o ISG e o motor de combustão garantem um funcionamento excepcionalmente suave.

A Mercedes-Benz passa ofertar para a nova linha ´C´ os seguintes motores: OM 654 M (2.0 a óleo diesel) e o M 254 (1.5 e 2.0 turbo), todos eles com 4 cilindros. A transmissão 9G-Tronic é padrão no portfólio.

Repleto de tecnologia, o novo Classe C oferece praticamente todo o pacote que a Mercedes tem a oferecer atualmente. Um deles, importantíssimo, é o “Active Distance Assist Distronic”, um controlador automático de velocidade que consegue manter uma distância pré-definida dos veículos à frente. O airbag central é um dos itens mais incríveis de segurança desse carro. Durante um impacto lateral severo, ele posiciona-se entre o banco do motorista e o do passageiro da frente, reduzindo o risco de contato das cabeças.

O modelo oferece, também, faróis em LED, bancos com função de massagem e aquecimento, sistema de odorização de bordo (Air-Balance Package) e oito câmeras 360 graus. Com um comprimento de 4,75 m, o novo Classe C posiciona-se (em tamanho de carroceria) exatamente entre o BMW Série 3 e o Audi A3. Preços para o Brasil e data de chegada ainda não foram divulgados pela marca. (Divulgação: Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br)