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Ford exibe o Mustang GTD na Europa: bólido com motor V8 e 800 cv, tem itens aerodinâmicos exclusivos e peso reduzido

A Ford abriu as inscrições para a venda do Mustang GTD na Europa e revelou pela primeira vez detalhes do interior do supercarro de edição limitada, que começará a ser produzido no final do ano. Na América do Norte, aonde a venda já se encerrou, o modelo registrou mais de 7.500 pedidos.

Desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, e a Multimatic, o GTD é o Mustang homologado para as ruas mais rápido de todos os tempos, com um nível incomparável de desempenho e sofisticação. Entre outros avanços, ele tem uso extensivo de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão inédita com ajuste de pressão de mola e altura, motor V8 de 5,2 litros superalimentado com cárter seco, transmissão com oito velocidades e com dupla embreagem, eixo de transmissão de fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica.

A versão apresentada na Europa é a Carbon Series, equipada com pacote de Performance que inclui aerofólios e um divisor maior na dianteira, flaps na parte inferior da carroceria e um sistema de redução de arrasto na asa traseira. Os seus elementos aerodinâmicos ativos reduzem o atrito com o ar em linha reta sem sacrificar a aderência nas curvas.

Além de uma dianteira exclusiva e rodas de magnésio de 20 polegadas, o pacote Performance remove alguns materiais de isolamento acústico para reduzir o peso do veículo. O pacote faz parte das estratégias para o Mustang GTD atingir um tempo de volta abaixo de 7 minutos no autódromo alemão de Nurburgring, na cronometragem que será feita este ano.

O cockpit do Mustang GTD foi inspirado em caças a jato. Os bancos Recaro e o volante de base plana com revestimento em couro e inserções em fibra de carbono, contribuem para o entretenimento em alta performance nos circuitos fechados.

Outra exclusividade do esportivo são os botões no volante para ajuste da suspensão e do modo de escapamento. Há, também, dois novos botões à frente do seletor de marcha rotativo para acessar os Track Apps (recursos de performance na pista) e ativar a elevação do eixo dianteiro, que ajuda a evitar obstáculos em estacionamentos e garagens.

Os novos paddle shifters de titânio impressos em 3D permitem maior controle da transmissão para gerenciar os mais de 800 cavalos do motor. Superdimensionados e com um formato hexagonal leve e ergonômico, eles são mais um exemplo de como a Ford usa as competições para melhorar a experiência de direção. O acabamento em titânio também está presente no seletor de marcha rotativo no console.

O Mustang GTD inova também nos softwares da cabine, usando a tecnologia de games Unreal Engine no multimídia SYNC 4, com gráficos de boas-vindas e despedida exclusivos na tela de 13,2 polegadas e no painel digital ??de 12,4 polegadas. Há ainda um novo mostrador de Performance, com o indicador de marcha e o tacômetro no centro, que elimina todas as informações supérfluas.

O modelo traz o capô, o teto e o deck traseiro sem pintura para destacar a carroceria em fibra de carbono. Ele tem seis opções de cores: vinho Chroma Flame, cinza Polymimetic, vermelho Race, preto Shadow, branco Frozen e azul Lightning, com ou sem listras esportivas e pinças de freio pintadas em azul, vermelho ou preto. (Fotos: divulgação Ford / Texto: Comunicação Corporativa Ford)