Apresentado em ´avant première´ global em Pernambuco, o Jeep Compass já está oficialmente lançado no mercado brasileiro. O SUV (sport utility vehicle) de porte médio será vendido no Brasil nas seguintes versões e preços sugeridos: Sport 2.0 Flex (R$ 99.990); Longitude 2.0 Flex (R$ 106.990); Limited 2.0 Flex (R$ 124.990); Longitude 2.0 diesel com tração 4×4 (R$ 132.990) e o topo da gama Trailhawk 2.0 diesel 4×4 por R$ 149.990.
Apesar de ocupar uma faixa de preço comum em alguns momentos, o utilitário esportivo se posiciona acima do irmão Renegade e traz conteúdo mais luxuoso, além de um apelo de design mais urbano e, portanto, menos aventureiro. Mas isso não quer dizer que o Compass não vai sujar os pés de lama. De acordo com o fabricante, todas as versões, apesar do requinte, estão prontas para honrar a chancela fora de estrada mais famosa de todos os tempos.
Em sua segunda geração, o Compass nasceu inspirado no Grand Cherokee, mas divide traços da carroceria e elementos mecânicos da picape Toro e do próprio Renegade.
Dois detalhes do design do novo Compass chamam atenção: o teto com a parte traseira caída (estilo que acompanha o do Range Rover Evoque) e uma elegante seção externa da tampa do porta-malas, que invade a lateral com muita personalidade.
A marca norte-americana parece continuar acreditando na retomada de fôlego do mercado nacional, afinal de contas, o veículo foi apresentado pela primeira vez, em ação mundial, em Pernambuco, local aonde acontece o evento de lançamento.
O Compass também é fabricado na moderna unidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) no município de Goiana, junto com a picape Toro e o Renegade. Enfim…, veja todas as versões destrinchadas abaixo.
Sport flex – Já vem com direção elétrica, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado, sensor e câmera de ré, controles de tração e estabilidade, piloto automático, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 5 polegadas e navegação e rodas de 17 polegadas.
Longitude flex – Além de todo o conteúdo acima, o Longitude ganha acesso ao veículo e ignição sem a chave na mão, ar-condicionado digital bizone, luz diurna de LED, rodas de 18 polegadas e central multimídia de 8,4 polegadas. O Longitude movido a diesel tem o mesmo conteúdo do Longitude flex, o que muda é apenas o motor.
Limited flex – Todos os itens do catálogo Longitude e mais detector de ponto cego, faróis de xenônio, airbags laterais, de cortina e joelho, painel de instrumentos configurável e sensores de luz e chuva e bancos de couro.
Trailhawk – Essa versão (topo da linha) somente sai a diesel e tem todo o conteúdo da Limited, mais os poderosos ganchos de reboque (capazes de suportar o peso do próprio carro içado) e os protetores de caixa de câmbio e cárter. A suspensão também é um pouco mais elevada em relação aos demais.
Configurações mecânicas >> As versões Sport, Longitude e Limited trazem o novo motor 2.0 Tigershark Flex de 166 hp de potência e 20,4 kgf.m de torque. Esses sempre vêm com tração dianteira (4X2) e câmbio automático de seis velocidades.
A Longitude pode vir com o motor 2.0 turbodiesel (170 hp), câmbio automático de 9 velocidades e tração 4×4. E a Trailhawk somente sai movida a diesel e com tração integral, além de opção extra de força suplementar na tração 4X4 reduzida. (Fotos: divulgação)