buru-rodas

Jesko Absolut: o novo Koenigsegg homologado para as ruas

Derivado do seu ´irmão´ Jesko (modelo preparado somente para pistas), o Koenigsegg Jesko Absolut é mais um supercarro que surge como opção ao nicho milionário de aficionados por veículos esportivos que às vezes nem têm o preço final publicamente divulgado.

O novo modelo é o mais rápido já feito por essa pequena e ousada fabricante sueca fundada em 1994 por Christian von Koenigsegg, um jovem de pouco mais de 20 anos à época. E os frutos dos seus sonhos são, de fato, impressionantes, como esse bólido inédito que pretende, na visão do seu construtor, bater todos os recordes de aceleração, velocidade e desaceleração da concorrência.

Por não possuir adendos exóticos na carroceria, como spoilers ou aerofólios, o Jesko Absolut evidencia um acertado trabalho de aerodinâmica. Segundo a Koenigsegg, o modelo foi todo construído propositalmente para reduzir o arrasto ou a turbulência ao redor do carro, aumentando sempre a estabilidade em altas velocidades.

O esportivo tem um valor de coeficiente de arrasto de apenas 0,278 Cx. Em combinação com uma área frontal de 1,88 m² e com um nível de potência de 1600 hp, o carro – que possui relação peso/potência de apenas 1 kg/hp – será, sem dúvida, extremamente rápido.

O Koenigsegg Jesko Absolut é impulsionado por um motor V8 biturbo com 1.600 hp de potência máxima. O propulsor é conectado ao sistema Light Speed Transmission (LST) de nove marchas desenvolvido e produzido pela Koenigsegg, que permite trocas praticamente em ´tempo zero´.

A marca ainda não publicou todos os dados técnicos oficiais do superesportivo e nem marcou a data do lançamento. (Divulgação Koenigsegg / Instagram: @acelerandoporai.com.br)