Desde 2010

buru-rodas

Lamborghini Urus Performante Polizia: a nova máquina superesportiva da polícia italiana

A bem-sucedida parceria de duas décadas entre a Automobili Lamborghini e a “Polizia di Stato” (polícia italiana) continua. Desta vez, a montadora de Sant’Agata Bolognese entregou à Polícia Rodoviária Italiana um Urus Performante, que já entrará em serviço agora no início de 2024.

A cerimônia de entrega das novas viaturas aconteceu em Roma, na Piazza del Viminale, em frente à sede do Ministério do Interior. Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, entregou as chaves ao Ministro do Interior, Matteo Piantedosi, na presença do Chefe da Polícia, Vittorio Pisani.

A colaboração entre a Automobili Lamborghini e a Polícia Estatal Italiana começou em 2004, e o Urus Performante é o sexto modelo a entrar na frota daquela instituição. O Super SUV junta-se agora ao Huracán LP610-4 e será utilizado para serviços especiais, incluindo o transporte médico urgente de órgãos e plasma.

O Urus Performante foi equipado pelos técnicos da Lamborghini, a partir do exterior, seguindo especificações policiais. A pintura foi desenhada pela Lamborghini Centro Stile e combina a clássica cor azul da Polícia Estadual Italiana e o branco, com faixas tricolores nas soleiras e cintos de segurança. Os logotipos da polícia foram aplicados nas portas em filme reflexivo, enquanto uma barra de luz com luzes LED azuis de 360° foi instalada no teto, juntamente com uma sirene elétrica de dois tons.

A cabine foi customizada com diversos elementos indispensáveis ??ao serviço de segurança pública, incluindo caixa blindada para armas; um display de mensagens rebatível; e um compartimento especial no porta-malas para guardar equipamentos de serviço e um desfibrilador para primeiros socorros. Mais importante ainda: foi instalado um refrigerador portátil para o transporte de órgãos, incluindo display e registrador de dados para monitoramento contínuo da temperatura interna.

O Lamborghini Urus Performante está equipado com um motor V8 biturbo que entrega 666 CV de potência e 86,6 kgf.m de torque. Segundo os dados técnicos fornecidos pelo fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 3,3 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 306 km/h. (Fotos: divulgação Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai.com.br)