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Mercedes-AMG apresenta o ´GT 43 cupê´ 2025: esportivo se diferencia por ter apenas 4 cilindros

Downsizing e eletrificação: sem dúvida, esses foram os dois motivos mais relevantes para a Mercedes-AMG desenvolver o ´GT 43 cupê´ com 4 cilindros, esportivo que concorre com o Porsche 911 e sempre teve versões com motorização V8.

Num dos ´AMG-day´ que participei a convite do fabricante alemão, tive a oportunidade de acelerar esse bólido com 8 cilindros e tração integral num autódromo. O projeto é tão incrível que, na minha opinião, congrega todo o histórico mecânico da Mercedes-Benz desde a sua fundação. Na versão V8, o “tilintar” das válvulas e o fôlego absurdo do motor são motivos para você sorrir ao volante e, humildemente, admitir que aquele carro tem capacidade de entregar muito mais emoção que seja possível você controlar.

Agora, certamente para atender limites de emissões e baixar um pouco o preço, há a possibilidade de domar com mais tranquilidade o Mercedes-AMG GT na sua versão ´de entrada´, denominada “43 cupê”.

Em termos estéticos, não há praticamente nada de diferente entre o novo L4 e o V8, a não ser o para-choque dianteiro com grade ´ativa´ um pouco mais aberta. Dentro do pacote aerodinâmico, o aerofólio retrátil somente se eleva a partir dos 80 km/h.

A parte interna também segue o alto padrão já conhecido de qualidade e acabamento, com bancos esportivos com ajustes elétricos, tela multimídia de 11,9 polegadas e possibilidade de configuração com apenas dois assentos ou 2+2 com pequenos bancos na traseira.

Logicamente, em termos de performance, o Mercedes-AMG GT 43 cupê não decepciona, já que vem equipado com o motor 2.0 turbo de 4 cilindros de produção em série, mais potente do mundo. O propulsor a gasolina entrega 421 cv de força máxima e torque respeitável de 50,8 kgf,m. A unidade (denominada internamente de ´M139´) tem, também, um sistema MHEV (híbrido leve) de 48 volts com 14 cv extras.

Para administrar a potência, o esportivo traz a transmissão automática AMG Speedshift MCT 9G com embreagem banhada a óleo e a tração acontece somente no eixo traseiro, ao contrário do V8, que tem tração integral.

Pra quem não deseja desafiar algum dragster numa pista de arrancada e também não pretende decolar rumo a Marte… está de bom tamanho. Segundo os dados divulgados pela Mercedes-AMG, o modelo consegue acelerar de 0-100 km/h em 4,6 segundos, cravando velocidade máxima de 280 km/h.

E para ajudar na diversão, é possível ativar os modos ´Sport´ e ´Sport+´, assim como o controle de largada ´Race Start´. De série, ele vem com rodas de liga leve aro 19”, mas há opções com 20 ou 21 polegadas. O fabricante germânico ainda não divulgou o preço oficial da máquina. (Fotos: divulgação Mercedes-AMG)