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Perfil de viajantes de motorhome está mudando no Brasil

O cenário de veículos recreativos, também conhecidos como “motorhomes”, tem crescido no Brasil desde 2018 e teve seu ápice em 2020 por causa da pandemia do Coronavírus. A procura por liberdade durante as viagens e mudanças repentinas de roteiros, fez com que muitos viajantes repensassem o formato de desbravar o mundo sobre quatro rodas.

Além da crescente busca por essas “casas móveis”, o perfil de viajantes que procuram motorhomes também mudou. Segundo Júlio Lemos, proprietário da Estrella Mobil Motorhomes (empresa especializada na fabricação e na personalização de veículos recreativos), novas identidades surgem todos os dias: desde pessoas que trabalham em home-office, a famílias e casais que viram nos veículos uma oportunidade de se desvincular de hotéis e resorts.

“Diversas pessoas têm descoberto as vantagens do motorhome, como aqueles que decidem trabalhar numa espécie de home-office na estrada; a pessoas mais novas que hoje estão conseguindo comprar os veículos, além do perfil mais tradicional de família que pretende rodar o mundo com os amigos ou os que não querem ficar em casa por conta da pandemia”, destaca Júlio.

Em 2018, na fábrica da Estrella Mobil, o perfil do público que adquiria motorhomes era, em sua maioria, formado por aposentados e profissionais liberais que lideravam o ranking com 80% nas vendas. Os 20% restantes eram compostos por jovens, profissionais que já trabalhavam em home-office e pessoas com mais de 40 anos.

Com a pandemia, foi observado um aumento expressivo nas aquisições feitas por pessoas que já tinham o plano de um dia adquirir um motorhome no futuro a anteciparam o planejamento, pessoas que passaram a ocupar funções em home office de forma definitiva e principalmente os que se sentiram impactados pelo isolamento e resolveram cair no mundo tendo uma paisagem diferente a cada parada, ocupando de 20% para 35% no volume de vendas totais.

De modo geral, o mercado de vendas de motorhomes entre 2019 e 2020 teve aumento de 40% ao ano desde o início da pandemia, e tende a se manter até o fim de 2021. A tecnologia dos motorhomes foi outro ponto que sofreu profundas transformações desde a década de 70, isso porque empresas de maquinarias específicas para este setor se instalaram no país, depois de perceberem uma oportunidade de mercado brasileiro.

“A qualidade dos produtos produzidos no Brasil melhorou muito nos últimos 20 anos. Hoje, temos diversos equipamentos específicos para motorhomes, como aquecimento de água, ar-condicionado a janelas especiais. São produtos que têm agradado muito o público, que procura o máximo de conforto”, finaliza Júlio. (Texto: Bruna Nunes / Fotos/divulgação: Estrella Mobil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)