Recentemente a Porsche substituiu na sua linha Boxster o motor de 6 cilindros por uma unidade menor e mais leve de 4 cilindros. A mudança, no entanto, não gerou nenhum desconforto aos fãs, pois o novo propulsor 2.5 turbo de desenho plano (cilindros contrapostos) é mais potente e oferece dinâmica muito mais interessante, além de entregar um padrão de consumo energético mais eficiente.
Proposta >> Os dois novos modelos Boxster GTS são os mais esportivos e emocionais da linha 718. Destinam-se, particularmente, a pessoas que apreciam um veículo adequado para o uso diário, mas que não querem sacrificar a esportividade.
História >> O bólido 904 Carrera GTS trouxe pela primeira vez (em 1963) a tecnologia das pistas para as ruas, como um carro de corridas aprovado para andar em estradas comuns. Depois disso, os 924 GTS e 928 GTS refinaram esse princípio ao longo dos anos ´80 e ´90. Em 2010, o GTS celebrou o seu renascimento na forma do 911 Carrera GTS (Type 997), seguido, finalmente, em 2014 pelo Porsche Boxster GTS e Cayman GTS.
Motorização >> Como já dito, o novo 718 Boxster GTS (propulsor igual nas versões conversível ou com teto rígido) é alimentado por um motor turbo flat de 2.5 litros e 4 cilindros. A nova unidade doa 365 hp de potência máxima e o pico de torque atinge 43,5 kgf.m entre 1.900 e 5.000 rpm. Segundo a fabricante alemã, todas as respostas do acelerador e entregas de performance são mais eficazes do que as obtidas com o antigo motor ´boxer´ de 6 cilindros.
Engenharia >> O aumento de desempenho tornou-se possível graças a um canal de admissão redesenhado e com maior volume, bem como um turbocompressor otimizado com geometria variável e com maior pressão. Em vez de uma pressão máxima de 1,1 bar (como no 718 S), o compressor maior empurra o ar para as câmaras de combustão com uma pressão de até 1,3 bar.
Desempenho >> A Porsche afirma que o resultado geral com o novo motor 2.5 de 4 cilindros é melhor em tudo, desde as retomadas à aceleração final. O modelo sai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 290 km/h. A marca divulgou que o novo 718 GTS (completamente original) conseguiu completar as 73 curvas e os 20,8 quilômetros do circuito de Nürburgring em apenas 7 minutos e 40 segundos. O número o torna 16 segundos mais rápido do que o Boxster GTS antigo (com motor de 6 cilindros) e 13 segundos mais rápido do que o Cayman GTS (com a mesma unidade de 6 cil.)
Configuração >> Os novos modelos GTS possuem transmissão manual de seis velocidades e tração puramente no eixo traseiro. Opcionalmente, é possível equipá-lo com o câmbio automático Doppelkupplung (PDK). A caixa automática possibilita a adoção de diferentes modos de condução. A suspensão, motor e direção também podem ser reajustados.
Por dentro >> O cockpit mantém o alto padrão característico da Porsche em todos os seus modelos. O refinamento, inclusive, melhorou em relação aos GTS antigos. Bancos e volante são cobertos com o esportivo tecido Alcântara e um grande conta-giros toma conta da parte central do painel de instrumentos.
Nas versões de entrada os freios são tradicionais com discos de ferro, mas é possível escolher um pacote com freios em cerâmica, ideal para quem vai utilizar o carro de maneira mais dinâmica. Os preços oficiais somente deverão ser apresentados em janeiro de 2018, durante o Salão de Detroit. (Fotos: divulgação)