Salão Internacional de São Paulo 2014: confira todas as novidades
Fábio Amorim
30 de outubro de 2014
Se você realmente gosta de carros, ao menos uma vez, vá ao Salão de São Paulo. A exposição bienal (e internacional) acontece sempre em anos pares começando, geralmente, no final do mês de outubro. A data quase sempre coincide com o GP Brasil de Fórmula 1, corrida que ocorre em Interlagos, também na capital paulista. Outra festa imperdível.
Pela globalização e razoável nível estrutural, apesar de sediado no antiquado e contido espaço do Anhembi, o salão é muito bom e traz curiosidades únicas, como por exemplo, o fato de sempre apresentar alguns veículos que jamais serão vendidos no mercado nacional! Lá fora essa prática não é comum, já que os salões servem de vitrine para coisas que, de fato, acontecerão naquela praça e arredores. Por aqui, parece papo furado de quem promete e não cumpre: cria-se uma expectativa que no final, provavelmente não florescerá. Quer um exemplo? No primeiro dia de reuniões coletivas para a imprensa, a Ford do Brasil (mais uma vez) exibiu o seu clássico Mustang, mas não afirmou se ele será ou não vendido no mercado nacional. Isso, mesmo após a Ford norte-americana ter dito há pouquíssimos dias que quer, sim, que o seu lendário esportivo de 50 anos se torne ainda mais popular no mundo inteiro. E o Mustang, há muitos anos aqui no Brasil já demonstrou ser um veículo de alto carisma e boas vendas dentro de um segmento contido, mas bem consistente. Enfim, esse é apenas um dentre muitos exemplos similares.
Frequento esse salão desde 1988 e, profissionalmente, realizo coberturas desde 1994. Destaco essas datas apenas para explicar que as coisas andam mais ou menos do mesmo jeito, mas as edições são sempre divertidas. Todas as vezes cria-se muita expectativa de que ocorrerão dezenas de lançamentos, mas a coisa não é bem assim. Por exemplo: de inédito mesmo neste ano, digo, de veículos que nunca haviam sido mostrados em público no Brasil, somente vi o Jeep Renegade (que será fabricado pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles em Pernambuco) e o SUV compacto da Honda, o HR-V (que todo mundo achava que iria se chamar “Vezel”…), ambos concorrentes do Ford Ecosport. Os fabricantes consideram como sendo um lançamento um ajuste no design frontal com ligeiras mudanças nos faróis e na grade. Também levam em consideração que um veículo já consolidado lá fora e chegado aqui, seja tido como um novato na área. Jornalistas (poucos realmente especializados no assunto), não enxergam assim. Portanto, dentre os “150” lançamentos anunciados pela organização da feira, pouquíssimos assim devem ser chancelados, já que a maioria recebeu apenas um “face lift”, uma rápida mudança. Mas isso não diminui o brilho: há muitos carros-conceito, shows musicais, diversões artísticas, acessórios, estandes de publicações sobre o tema, praça de alimentação, lindas modelos embelezando os estandes e, claro, os carrões dos sonhos, automóveis de alto luxo, inacessíveis à maioria que apenas fica em posição de voyeur, satisfazendo-se com isso. Na contabilidade geral, o Salão de São Paulo é muito agradável para se frequentar.
Os breves discursos dos presidentes de montadoras foram bastante parecidos, ressaltando a retração do mercado automotivo em 2014 (que deverá terminar o ciclo com vendas menores em quase 10% quando comparadas a 2013), destacando, também, a crença de que, apesar das incertezas econômicas atuais no Brasil, os investimentos nesse ramo serão mantidos no país, afinal de contas, ainda somos o quarto mercado do mundo, perdendo apenas para a China, Estados Unidos e Japão, nessa ordem de importância em vendas. Pessoalmente acredito que a organizada e rica Alemanha (que hoje está em quinto lugar) deverá voltar a ficar à frente do mercado brasileiro. Já vi edições do Salão de São Paulo muito mais animadas e cheias de brilho do que essa de 2014. Vários expositores diminuíram o efetivo e cortaram custos. Rolls-Royce e Aston Martin, por exemplo, luxuosíssimas marcas que sempre estão presentes, ficaram de fora. Ferrari e Maserati, outras duas lendas italianas, repetiram a dose contida de 2012 mostrando somente um exemplar de cada marca em apertado anexo no quintal do estande da FCA, dona de ambas as empresas. Curta a partir de agora, minúsculos resumos sobre alguns veículos bacanas que separei. Tudo com pouco texto e muita foto pra você se divertir ao máximo!