buru-rodas

Slate: nova marca norte-americana aposta na simplicidade e nos preços baixos

Traduzindo do inglês para o português, ´slate´ significa ´ardósia´ que, por sua vez, define-se como “rocha metamórfica sílico-argilosa”. Pois bem, o empreendedor Chris Barman (CEO da Slate), durante a apresentação do seu novo produto, disse as seguintes palavras: “A definição daquilo que é acessível, foi destruída! Nossa marca agora existe para devolver a possibilidade de compra e o poder aos clientes que foram ignorados pela atual indústria automobilística”.

Chris Barman enfatizou, ainda, “que criou um novo modelo de negócios, disruptivo e que simplifica todo o processo de fabricação, removendo conteúdos desnecessários justamente para reduzir os custos de fabricação”.

Seu primeiro veículo – a Slate Truck – é um utilitário montado numa plataforma extremamente personalizável e que pode se transformar de uma picape de dois lugares num SUV para cinco ocupantes.

Com motorização 100% elétrica e tração traseira, a Slate Truck somente é disponibilizada numa única configuração de fábrica. Com concepção construtiva bem simplificada, ela vem com rodas de aço, os vidros são movimentados por manivelas e o sistema de aquecimento e ar-condicionado funciona com botões que parecem ter sido trazidos dos anos ´1990.

Segundo os dados técnicos fornecidos pelo fabricante, o utilitário tem capacidade de carga para 630 kg e pode ser personalizado de um jeito muito extenso, já que a marca oferece mais de uma centena de acessórios que podem agregar, pouco a pouco, mais luxo e funcionalidade ao modelo. Dentro desse contexto, há um kit que transforma a picape num interessante SUV com gaiola de proteção e assentos traseiros. Essa ´metamorfose´ pode ser executada pelo próprio fabricante ou no velho estilo “faça você mesmo”, que os norte-americanos tanto apreciam.

Apesar do interior muito espartano, a Slate Truck traz um suporte universal para celular e uma porta USB para a alimentação do smartphone. Além disso, ela pode vir equipada com sistema de frenagem de emergência, alerta de colisão frontal e até 8 airbags.

A marca disponibiliza bateria de 52,7 kWh com autonomia estimada de 240 km ou de 84,3 kWh com alcance de 385 km. O modelo chegará ao mercado com tabela inicial de preço de US$ 20.000, cerca de R$ 113.000. A Slate avisa que as vendas serão feitas pela internet com a entrega do veículo perto da residência do comprador. Serviços de assistência técnica serão terceirizados e não haverá rede de concessionários. (Fotos: divulgação Slate / Instagram: @acelerandoporai.com.br)