Desde 2010

buru-rodas

Terceira geração do Audi Q5 é apresentada com motores a gasolina e óleo diesel

SUV alemão fabricado no México foi quase todo modificado, com ênfase para o inédito (e belo) design da carroceria

Gradualmente, a marca germânica Audi está rejuvenescendo todo o seu portfólio. Agora foi a vez do utilitário esportivo Q5 (que é o SUV de maior sucesso em vendas da Audi na Europa desde 2008) receber um ´up-grade´ respeitável. A máquina – que estará disponível à venda no primeiro trimestre de 2025 – inaugura a terceira geração do modelo, que já é montado na ´Premium Platform Combustion/PPC´, a mais recente plataforma da Audi para a renovação dos seus veículos com motores a combustão.

O novo Q5 será ofertado em três configurações: Basic, Advanced e S line. A linha sairá com opções a gasolina ou óleo diesel, ambos equipados com a tecnologia ´MHEV Plus´ (abreviatura de micro-híbrida avançada), que possibilitam maior economia de combustível e algumas possibilidades de mobilidade em modo puramente elétrico. O sistema é composto de uma bateria de 48 volts (1,7 kWh), um gerador de partida por correia e um motor elétrico que auxilia no funcionamento geral do veículo, inclusive no compressor (100% elétrico) do sistema de ar-condicionado. O conjunto é capaz de fornecer, temporariamente, pouco mais de 24 cv ao trem de força.

As motorizações são as seguintes: 2.0 TFSI (4 cilindros a gasolina) com 204 cv de força máxima, 2.0 TDI (4 cilindros a diesel) também com 204 cv e o modernizado 3.0/V6 TFSI com 367 cv, exclusivo para a configuração mais esportiva ´SQ5´. As rodas de liga leve são ofertadas em 17, 18, 19, 20 e 21 polegadas.

Ponto de destaque nos novos carros da Audi atualmente e, claro, também no Q5, o sistema de iluminação com luzes digitais e personalizáveis é o item de maior destaque desse lançamento. Além disso, os sistemas modernos de infoentretenimento e assistência ao motorista, complementam o pacote. O SUV oferece uma incrível possibilidade de personalizações de iluminação externa e interna. Lá fora, painéis OLED com 266 segmentos projetam fachos de luz únicos e que podem mudar o tempo inteiro. Na traseira, uma projeção especial vinda do spoiler amplia a eficácia das luzes de freio no vidro traseiro do carro, tudo em nome da segurança.

No geral, o contexto do novo Audi Q5 entrega um ambiente interno bem moderno (com várias partes feitas de resíduos reciclados), novo desenho da carroceria com um estilo bem mais esportivo e otimizado em termos de distribuição de volumes e bastante tecnologia a bordo.

A seguir, destaco alguns detalhes de conforto, luxo e segurança da nova linha Audi Q5 (ano/modelo 2025): banco traseiro totalmente ajustável; maior número de porta-trecos; bandeja de carregamento de celular indutiva e resfriada; quatro portas USB-C; 3,5 cm a mais de distância entre-eixos; três opções de suspensão (incluindo uma a ar); onze novas cores externas na paleta; rodas aerodinamicamente otimizadas; virtual cockpit (painel de instrumentos) de 11,9 polegadas e o display touch do MMI de 14,5 polegadas; cenas de iluminação de boas-vindas; aerodinâmica otimizada inclusive na parte do assoalho do veículo; frenagem autônoma, piloto automático adaptativo; sistema de som da Bang & Olufsen, dentre outras novidades.

Com porta-malas de 520 litros, o novo Audi Q5 tem preço inicial (na Europa) de R$ 327.000 (versão de entrada, 2.0 a gasolina com tração dianteira) atingindo, aproximadamente, R$ 518.000 na configuração de topo (SQ5, 3.0/V6). A Audi ainda não divulgou a data de chegada do novo Q5 ao mercado brasileiro. (Fotos: divulgação Audi / Instagram: @acelerandoporai.com.br)