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Toyota Hilux na versão ´híbrida 48V´, deverá chegar ao Brasil no ano que vem

Há mais de 50 anos a Toyota Hilux faz enorme sucesso em todos os mercados aonde é comercializada. Três são os motivos que formaram essa boa fama: ótima reputação de resistência e durabilidade, baixo custo de manutenção e excepcional liquidez quando na condição de veículo usado.

Dentro do seu histórico evolutivo, agora essa picape passa a ofertar como item de série nas versões mais caras (e opcional nas configurações de entrada) um novo trem de força eletrificado. O modelo passa a ser chamado lá fora de ´Toyota Hilux Hybrid 48V´, em referência ao sistema híbrido leve de 48 V. Um dos detalhes técnicos enfatizado pelo fabricante japonês é que a adoção do novo esquema de motorização não impactou em absolutamente nada na capacidade off-road desse utilitário, portanto, ele continua podendo atravessar trechos alagados em até 70 cm.

O sistema híbrido de 48 V está acoplado ao premiado motor turbodiesel de 2,8 litros da Hilux. O conjunto traz um novo motor-gerador elétrico, uma bateria de íons de lítio de 48 V e um conversor CC-CC. O propulsor aciona o motor-gerador elétrico (uma unidade síncrona de ímã permanente), que por sua vez carrega a bateria híbrida. Quando carregada, ela pode fornecer até 12 kW (16,09 hp) de potência e 6,62 kgf.m de torque adicionais na aceleração.

O motor a óleo diesel (unidade DOHC de 16 válvulas), gera 204 cv aos 3.400 rpm e um torque de 50,9 kgf.m entre 1.600 e 2.800 rpm. Ele tem injeção de combustível common rail, um turbocompressor de bico variável e um intercooler refrigerado a água. Os recursos de controle de emissão de escapamento incluem um filtro de partículas, Redução Catalítica Seletiva e injeção adicional de Arla.

O motor-gerador elétrico oferece benefícios tanto na dirigibilidade on-road quanto off-road. Ele fornece uma função de frenagem regenerativa, recuperando a energia produzida quando o motorista solta o acelerador. Combinado com a frenagem do motor, isso economiza combustível. Na estrada, a aceleração ao dar a partida e a desaceleração são mais suaves e naturais, contribuindo para uma viagem mais confortável. O status operacional do motor-gerador é indicado no visor multi-informações do motorista com uma leitura mostrando CHG (regeneração de energia), ECO (fornecendo assistência) e PWR (fornecendo assistência).

Já o sistema stop-start proporciona uma condução mais confortável no trânsito, graças à resposta mais rápida do acelerador a partir da paralisação e à reinicialização mais silenciosa do motor. O motor-gerador elétrico opera no lugar de um motor de partida convencional e está sempre conectado. Assim, ele fornece uma resposta mais rápida e suave com choque mínimo.

A Hilux Hybrid 48V é a primeira Hilux a apresentar o Multi-Terrain Select. Ele ajusta os sistemas de controle de direção – força de direção, suspensão e pressão de freio – para melhorar a tração, a manobrabilidade e a estabilidade em diferentes condições de direção. Há diversas configurações que se adaptam às condições de direção, facilitando o uso em pisos de areia, lama, pedra e neve, além do modo automático que aplica, sozinho, a configuração apropriada.

O modelo continua com a mesma estrutura de sempre: chassi tipo ´escada´, que assegura o máximo em resistência, durabilidade e rigidez torcional. Já o pacote tecnológico melhorou e oferece o ´Toyota Safety Sense´ para fornecer aos ocupantes e outros usuários da estrada proteção de alto nível contra muitos riscos comuns de acidentes. Um Sistema de Pré-Colisão (PCS) aprimorado pode detectar melhor pedestres à noite, ciclistas durante o dia e veículos ou pedestres que se aproximam em cruzamentos ao fazer curvas. Quando tais perigos são detectados, o sistema emite alertas sonoros e visuais antes de aplicar força de frenagem, se necessário.

O Adaptive Cruise Control (ACC) com Road Sign Assist (RSA) permite que o motorista ajuste rapidamente a velocidade de acordo com as mudanças no limite. O ACC também pode reduzir a velocidade do veículo automaticamente para garantir uma velocidade apropriada nas curvas da rodovia. Ao dirigir à noite, a função Automatic High Beam (AHB) elimina a necessidade de alternar os níveis dos faróis para evitar ofuscar outros motoristas. Ela detecta veículos se aproximando e ajusta as luzes de forma instantânea e precisa, para que o uso do farol alto seja maximizado.

O visual da nova picape também foi modificado com para-choques redesenhados, grade tridimensional (octogonal) e novas entradas de ar frontais. A nova Toyota Hilux Hybrid 48V mede 5.325 mm de comprimento, 1.855 mm de largura e 1.865 mm de altura. A capacidade de carga útil continua em 1.000 kg e a de reboque é de 3.000 kg. O utilitário deverá chegar ao mercado brasileiro em 2025. (Fotos: divulgação Toyota / Instagram: @acelerandoporai.com.br)