Desde 2010

buru-rodas

Urraco, um dos adorados clássicos da italiana Lamborghini, faz 50 anos

Agora em outubro de 2020 o Lamborghini Urraco completa 50 anos, já que foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Turim no final de 1970. O bonito modelo com linhas minimalistas foi desenhado por Marcello Gandini, principal designer do estúdio ´Bertone´ à época.

Com carroceria do tipo cupê de quatro lugares, o Urraco vinha com motor V8 traseiro/central e suspensão independente com sistema de amortecimento MacPherson na dianteira e traseira, uma solução inédita até então em um carro de produção.

A primeira série desse esportivo era equipada com um propulsor V8/2.5 que entregava 220 cv de força aos 7.800 giros. Sua velocidade máxima era de respeitáveis 245 km/h! Duas novidades técnicas que o Urraco trazia eram as seguintes: motor V8 com distribuição num único eixo de comando de válvulas e cabeçote tipo “câmara Heron”, com a parte interna plana e a câmara de combustão contida numa depressão no topo do pistão. O conjunto tinha quatro carburadores Weber tipo 40 IDF1 de corpo duplo.

Mais um detalhe que diferenciou o Urraco de outros Lamborghinis, foi o sistema de produção em série, que quebrou a tradição dessa marca italiana em fabricar os seus carros de uma maneira muito artesanal. Seu lindo volante de quatro raios também foi um item muito impactante do projeto.

Entre 1970 e 1976, foram produzidas 520 unidades do Lamborghini Urraco P250 (V8/2.5 litros/220 cv). De 1974 a 1977 surgiu a versão P200 (V8/2.0/182 cv). Apenas 66 unidades foram feitas. E por fim (entre 1975 e 1979) foram criados 190 exemplares do novo P300, o mais forte de todos com motor V8/3.0 entregando 265 cv. Ambas as configurações são raras e bem cobiçadas por colecionadores. (Fotos: divulgação Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai.com.br)