Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen EA 276, o ´patinho feio´ que quase se transformou num Golf!

Mesmo com o estrondoso sucesso de vendas do Fusca no mundo inteiro, no final da década de ´1960 a Volkswagen já trabalhava firme num sucessor do famoso ´besouro´. Vários carros-conceito foram criados para esse fim e, um deles, ´batizado´ apenas como EA 276, foi o que chegou mais perto de ser escolhido para ser o novo lançamento global que ocorreria em 1974 e já tinha um nome definido: Golf.

Perceba que o EA 276 (carro vermelho) exibido em 1969 já tinha algumas características daquele que viria a ser o Golf, como a carroceria hatchback com uma grande tampa do compartimento do porta-malas, motor dianteiro e coluna “C” bem larga.

Debaixo do capô ainda estava o conhecido motor boxer de 4 cilindros do velho Fusquinha, com refrigeração a ar e mantendo o foco na confiabilidade e nos baixos custos de fabricação. No entanto, naquele momento, aquele tipo de tecnologia já estava se tornando obsoleta.

O EA 276 quase chegou lá, mas o espetacular projeto do designer italiano Giorgetto Giugiaro (da Italdesign), encheu os olhos da diretoria da Volkswagen e, em 1974, esse carro amarelo que você confere no ensaio fotográfico, foi apresentado oficialmente ao público e começou a ser fabricado.

O restante da história, você já sabe: até hoje o Golf é o modelo mais bem sucedido da Volkswagen com quase 40 milhões de unidades vendidas. Ele continua em linha e tem diversas versões no portfólio, desde configurações com motor 1.0 com 3 cilindros, Golf híbrido, com motores turbo com 4 cilindros e até superesportivos V6 com tração 4X4. Tem até Golf movido a óleo diesel! O Golf completará 50 anos em março deste ano. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)