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Volvo ES90 entrega 700 km de autonomia e dá continuidade aos sedãs

Com a apresentação oficial do seu novo elétrico ES90, a Volvo Cars (empresa pertencente ao conglomerado chinês Geely) continua apostando nos sedãs, um tipo de carro que está em desuso em muitos mercados importantes do mundo, inclusive o Brasil.

O modelo exibe uma composição estética que mistura alguns estilos. Ele tem uma certa aparência de cupê na traseira e utiliza tampa de porta-malas característico dos fastbacks, mas a combinação funcionou, já que o ES90 tem muita elegância no aspecto geral, principalmente quando observado lateralmente.

Assim como o EX90, o novo Volvo ES90 utiliza a plataforma ´SPA2´, mas, distintamente do SUV de porte grande, ele oferece sistema elétrico de 800 volts (o dobro de capacidade do EX90). Essa diferença, segundo os dados técnicos divulgados pelo fabricante, permite recargas mais rápidas, como, por exemplo, conseguir autonomia extra de 300 km em apenas 10 minutos. O alcance com uma carga completa (ciclo WLTP) é de até 700 km na versão mais completa com dois motores.

De acordo com as primeiras informações técnicas divulgadas pela Volvo Cars, o novo ES90 sairá com configuração de entrada (tração apenas na traseira com 329 cv/autonomia de 643 km/ 0-100 km/h em 6,7 s); versão Twin Motor (442 cv) e a top ´Performance´ com 670 cv/0-100 km/h em 3,9 s. Os preços (na Europa) variam entre R$ 438.000 e R$ 521.000.

A Volvo destaca que esse modelo (o 6º veículo 100% elétrico da marca após o EX90, EM90, EX40, EC40 e o EX30) é o que tem a cabine mais silenciosa e a maior capacidade tecnológica, ou seja, a arquitetura eletrônica mais completa de todo o portfólio 100% elétrico.

Outro detalhe que chamou atenção no ES90 foi o enorme espaço para as pernas dos ocupantes dos assentos traseiros. A distância entre-eixos dele é quase 12 cm mais ampla que a do Volvo EX90, o maior carro da marca.

No geral, uma máquina refinadíssima, confortável e com muitos itens interessantes de requinte e segurança: ele vem com sensores internos que podem identificar a respiração de um bebê ou de um animal de estimação (que, eventualmente, podem ser esquecidos a bordo), traz filtros que eliminam quase 100% das partículas de poluição sólida, teto solar panorâmico, sistemas autônomos de frenagem com identificação de pessoas, motociclistas, ciclistas e animais na pista, dentre outros mimos, como o espetacular sistema de som da Bowers & Wilkins. (Fotos: divulgação Volvo Cars / Instagram: @acelerandoporai.com.br)