Pela primeira vez, a Volkswagen terá três esportivos com versões GTi (Gran Turismo Injection) na sua linha: Up! GTi, Golf GTi e Polo GTi, mas a marca alemã enfatiza nesse instante com maior intensidade o novo Polo GTi, compacto que será um dos destaques principais no seu estande no Salão de Frankfurt.
Conjunto >> O hatch de quatro portas e 200 hp de potência máxima, virá equipado com o câmbio automático DSG de seis marchas. A VW anuncia para o ano que vem uma opção de caixa de transmissão manual também com seis velocidades. O compacto traz alguns códigos clássicos de esportividade da linha GTi, como por exemplo, a faixa vermelha na grade do radiador e a forração tipo ´Clark´ nos assentos, com listras vermelhas, cinza escuro e cinza claro, com quadrados pretos.
Mudanças >> Para suportar a alta performance do motor, ele já traz suspensão esportiva de série, mas há a suspensão ´Sport Select´ (ainda mais adequada ao uso extremo) como opcional. O modelo é montado sobre a plataforma MQB (mesma do Golf) e essa nova geração teve a largura e a distância entre-eixos ampliadas, portanto, está mais espaçoso. Seu porta-malas, anteriormente de 204 litros, agora oferece 305 litros de espaço para bagagens.
Opções de rodas >> Muitos detalhes de acabamento são finalizados em preto ou vermelho. As pinças de freio, por exemplo, são vermelhas, assim como as costuras dos assentos. De série o Polo GTi traz rodas de liga leve com 17 polegadas e pneus 215/45, mas opcionalmente ele pode vir com rodas de 18 polegadas e pneus 215 com perfil 40, um pouco mais baixo.
Cores & tecnologia >> Tradicionalmente o Polo GTi sai nas cores branco, vermelho e preto. Agora ele também pode receber o cinza e o azul na carroceria. Pela primeira vez o Polo pode ser equipado com instrumentos totalmente digitais. Ele é o primeiro carro do Grupo Volkswagen a oferecer a 2ª geração do Active Info Display com 10,25 polegadas. O cockpit é bem moderno: os celulares podem ser carregados da maneira tradicional (plugados em ´portas´ USB) ou, opcionalmente, sem o uso de fios, por indução de energia.
Extras >> O Polo GTi 2018 vem equipado também com câmera frontal e traseira, frenagem urbana de emergência e monitoramento de pedestres, assim como o sistema de frenagem automática pós-colisão. Dois destaques entre os equipamentos opcionais são o maior teto solar panorâmico da categoria e um sistema de som Beats com 300 watts.
Performance >> A máquina compacta traz motor 2.0 turbo com 4 cilindros e potência máxima de 200 hp. O propulsor EA888 de 3ª geração atinge o pico do torque (32 kgf.m) aos 4.400 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h dá-se em 6,7 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 237 km/h. A marca germânica não confirma se essa versão esportiva topo de gama será comercializada no Brasil. (Fotos: divulgação)